PF investiga ameaças e apologia ao nazismo contra universidade da Bahia

Ação apura mensagens extremistas enviadas para uma universidade na Bahia e outras instituições federais

Por Ananda Costa.

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (4), a Operação Valquíria para investigar o envio de ameaças e mensagens com apologia ao nazismo direcionadas a uma universidade na Bahia, além de outras instituições federais do país.

PF investiga ameaças e apologia ao nazismo contra universidade na Bahia. Foto: divulgação

De acordo com a PF, os e-mails foram enviados por contas criadas exclusivamente para essa finalidade e acessadas por meio de VPN, estratégia utilizada para dificultar a identificação do autor. As investigações apontaram um suspeito com antecedentes relacionados a ameaças cibernéticas e que mantinha simulacros de armas e objetos com símbolos extremistas.

A Justiça Federal de Barreiras (BA) expediu dois mandados de busca e apreensão, cumpridos em Belo Horizonte (MG). O material recolhido será analisado pelos investigadores.

A PF informou que as apurações continuam e que o suspeito pode responder por crimes previstos na Lei Antiterrorismo, cuja pena pode ultrapassar 12 anos de prisão.

Casos envolvendo apologia ao nazismo

Operação Polícia Militar

Foto: PMBA

Em 2023, a Polícia Militar da Bahia apreendeu materiais com símbolos nazistas, como inscrições de suásticas e imagens de Adolf Hitler, com um grupo criminosa em Salvador. A operação chamada de “Sine Ódio” também encontrou materiais ligados ao nazismo em Santa Catarina.

Entre os objetos, estavam artigos e vestimentas paramilitares. A apuração policial identificou comunicação via redes sociais entre dois adultos e um adolescente na Bahia, Santa Catarina e Paraná que revelava a intenção do grupo em cometer atos de violência.

LEIA MAIS: Policiais militares são condenados por estupro e extorsão em Salvador

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.