Pesquisadora de 21 anos desaparece após cair em rio durante coleta de água

Pesquisadora de 21 anos realizava a atividade acompanhada de outros dois colegas no momento do acidente

Por Anna Caroline Santiago.

Uma pesquisadora de 21 anos, Roberta dos Reis Costantin, está desaparecida desde a tarde de terça-feira (16) após cair no Rio Jacuí, na região central do Rio Grande do Sul, enquanto realizava a coleta de amostras de água.

Servidora pública da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), a jovem participava da atividade ao lado de dois colegas quando, segundo informações preliminares, teria se desequilibrado, caído no rio e afundado.

Pesquisadora de 21 anos desaparece após cair em rio durante coleta de água.Foto: Reprodução

De acordo com o Corpo de Bombeiros, testemunhas relataram que Roberta utilizava um uniforme impermeável e de tecido resistente. O uso do equipamento pode ter dificultado o retorno da pesquisadora à superfície.

Ainda segundo os relatos, um dos colegas presenciou a queda, mas não conseguiu realizar o resgate devido à forte correnteza do Rio Jacuí. A pesquisadora teria sido levada pela água.

As buscas mobilizaram uma equipe de mergulhadores de Santa Maria, com apoio da Brigada Militar, Polícia Civil e Patrulha Ambiental.

Em nota, a Fepam lamentou o ocorrido e informou que está prestando todo o suporte necessário às equipes envolvidas nas buscas pela pesquisadora.

"A Fundação se solidariza com familiares, amigos e colegas neste momento de profunda consternação e agradece o empenho da comunidade de Dona Francisca e a todos os envolvidos".

Casos recentes de desaparecimento em rio

Em abril deste ano, ele fez sua última apresentação esportiva.Foto: Reprodução

O corpo do ex-lutador de MMA Gerônimo “Mondragon” dos Santos, de 45 anos, foi encontrado na manhã de segunda-feira (15), no Rio Negro, no Amazonas. Ele estava desaparecido desde o último sábado (13), após mergulhar no rio.

As buscas começaram ainda no dia do desaparecimento. De acordo com a Rede Amazônica, o corpo foi localizado por volta das 8h20, a cerca de dois quilômetros em linha reta do ponto onde Mondragon foi visto com vida pela última vez.

Segundo o irmão do ex-atleta, Feliciano Borges Neto, Gerônimo estava na parte rasa de uma praia do município de São Gabriel da Cachoeira quando desapareceu de forma repentina.

A Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira lamentou a morte do subsecretário de Segurança Pública do município e divulgou uma nota de pesar.

“Neste momento de dor, expressamos nossas mais sinceras condolências aos familiares e amigos. Que Deus conceda força e conforto para superar essa grande perda”, diz o comunicado.

Alerta sobre o Rio Negro

Foto: Reprodução

Após o ocorrido, a prefeitura emitiu um alerta aos banhistas que frequentam o trecho do Rio Negro onde aconteceu o desaparecimento. Segundo a administração municipal, a área apresenta areia macia, quedas abruptas de profundidade e correnteza com rotação circular — fatores que dificultam a natação, mesmo para pessoas experientes. Em alguns pontos, a profundidade pode chegar a 15 metros.

“Você que é novato em São Gabriel da Cachoeira, fique atento. Este não é um local para brincar com seus filhos. A corrente faz uma rotação circular, dificultando a natação”, alertou a prefeitura em nota divulgada nas redes sociais.

Quem era Gerônimo 'Mondragon'

Mondragon construiu uma carreira de destaque nos ringues e, atualmente, ocupava o cargo de subsecretário de Segurança Pública de São Gabriel da Cachoeira (AM).

Conhecido no circuito nacional de MMA, o atleta chegou a assinar contrato com o UFC em 2012, mas teve a estreia cancelada após um exame de sangue indicar hepatite B. Anos depois, ele foi liberado do vínculo e voltou a competir em eventos nacionais.

Além das lutas, Mondragon também ganhou notoriedade ao participar de pegadinhas exibidas na televisão e nas redes sociais. Em abril deste ano, ele fez sua última apresentação esportiva, em uma luta de boxe sem luvas, quando nocauteou no primeiro round o russo Aleksei Oleinik, ex-lutador do UFC.

 

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.