Baiano campeão mundial de MMA desaparece após mergulhar em rio no Amazonas
Baiano campeão mundial de MMA, Gerônimo “Mondragon” dos Santos, está desaparecido desde sábado
O lutador baiano campeão mundial de MMA na categoria peso-pesado, Gerônimo dos Santos, conhecido como “Mondragon”, de 45 anos, está desaparecido desde o sábado (12), após mergulhar no Rio Negro, no município de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.
Natural de Feira de Santana, no centro-norte da Bahia, o desaparecimento foi confirmado pela Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira e pelo irmão do atleta, Feliciano Borges Neto, por meio das redes sociais.

Em publicação feita neste domingo (13), Feliciano informou que as buscas pelo lutador foram retomadas pela manhã, após uma operação que se estendeu até as 2h da madrugada. Em vídeo, ele pediu apoio e afirmou que a família segue acompanhando os trabalhos.
“Vamos tentar encontrar o nosso irmão. Qualquer novidade, mantenho vocês informados”, disse.
Após o ocorrido, a prefeitura do município emitiu um alerta aos banhistas que frequentam o trecho do Rio Negro onde aconteceu o desaparecimento. Segundo o comunicado, a área apresenta areia macia, quedas profundas repentinas e correnteza com rotação circular, fatores que dificultam a natação, mesmo para pessoas experientes. Em alguns pontos, a profundidade pode chegar a 15 metros.
“Você que é novato em São Gabriel da Cachoeira, fique atento... Este não é um lugar para brincar com seus filhos. A corrente faz uma rotação circular, dificultando a natação”, alertou a prefeitura em nota divulgada nas redes sociais.

Relembre outros casos de afogamento
Ator de série médica e 'The Cosby Show' morre afogado aos 54 anos
O ator Malcolm-Jamal Warner, conhecido por interpretar Theodore “Theo” Huxtable na série The Cosby Show. Warner estava de férias com a família na Costa Rica quando se afogou após ser levado por uma forte correnteza enquanto nadava próximo à praia de Cocles, na cidade de Limón.
Rio São Francisco
Um homem morreu afogado após cair de um barco que navegava no Rio São Francisco, em abril deste ano, na comunidade de Umbuzeiro, município de Casa Nova, no norte da Bahia.
A vítima, identificada como José Ferreira Campos, de 56 anos, tentou recuperar uma muleta que havia caído na água, quando acabou se afogando. A Prefeitura de Casa Nova informou que José era portador de deficiência, e utilizava as muletas para se locomover.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).