Organização criminosa é alvo de operação da PF no extremo sul da Bahia

Organização criminosa no extremo sul da Bahia é investigada por tráfico de drogas e possível cooptação de agentes públicos

Por Ananda Costa.

Uma organização criminosa no extremo sul da Bahia foi alvo da Operação Apito Final, deflagrada na manhã desta terça-feira (27) pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), em ação conjunta com a Polícia Federal, a Secretaria da Segurança Pública da Bahia e a Polícia Militar. 

Operação da PF no extremo sul da Bahia. Foto: Divulgação

A ofensiva resultou no cumprimento de nove mandados de busca e apreensão nos municípios de Eunápolis, Ubaitaba e Porto Seguro, incluindo os distritos de Arraial d’Ajuda e Trancoso.

Durante a operação, foram apreendidos documentos e dispositivos eletrônicos, que devem auxiliar no aprofundamento das investigações e na responsabilização dos suspeitos.

Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), a organização criminosa no extremo sul da Bahia atuava de forma estruturada, com divisão de tarefas voltadas principalmente ao tráfico de drogas, além da movimentação de recursos financeiros, logística operacional e adoção de estratégias para dificultar a identificação dos envolvidos, como o uso de comunicações clandestinas e de terceiros.

As apurações também identificaram indícios de cooptação de agentes públicos, com possível fornecimento de informações privilegiadas e interferências indevidas em estruturas institucionais para favorecer os interesses do grupo.

Confronto com a polícia no sul da Bahia

Confronto com a polícia no sul da Bahia. Foto: CIPE/PM

Quer ser avisado primeiro sobre casos como este? Clique AQUI e entre no canal de segurança do Aratu ON no WhatsApp para receber notícias em tempo real.

Seis homens morreram após um confronto com agentes da Polícia Militar no sul da Bahia, na manhã deste domingo (25), no município de Itajuípe. As mortes foram registradas como decorrentes de intervenção legal de agentes da segurança pública, conforme informou a 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itabuna).

De acordo com informações da Polícia Civil, os suspeitos estavam em um veículo e teriam efetuado disparos de arma de fogo contra uma guarnição durante uma tentativa de abordagem. Houve troca de tiros, e os homens foram atingidos. Eles chegaram a ser socorridos e encaminhados para uma unidade hospitalar da região, mas não resistiram aos ferimentos.

Entre os mortos estão Gledson Santos Cruz, de 25 anos; Tallis de Jesus Sousa; Lucas Santos Cruz, de 24; Renê Santos, de 26; além de dois homens que não tiveram a identidade formalmente confirmada até o momento.

Itabela

Um delegado da Polícia Civil foi baleado e dois suspeitos morreram durante um confronto ocorrido na manhã desta terça-feira (20), no distrito de Montinho, em Itabela, no extremo sul da Bahia. A ação fazia parte de uma operação contra integrantes da facção criminosa Bonde do Maluco (BDM), investigada por envolvimento em homicídios e tráfico de drogas em Eunápolis e região.

A operação tinha como objetivo localizar suspeitos de participação nos assassinatos de Carlos Daniel Souza Cunha, de 18 anos, morto em 30 de dezembro, e de Jhonatan Gustavo Santos Oliveira, de 24, assassinado em 12 de novembro. Ambos os crimes ocorreram no bairro Doutor Gusmão.

LEIA MAIS: Dono de oficina é encontrado morto após desaparecer em Camaçari

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.