Mulher trans é morta por estrangulamento dentro de carro na Bahia
Autor do crime contra mulher trans se apresentou na delegacia e confessou sua ação
Por Dinaldo dos Santos.
Uma mulher trans, de 18 anos, identificada pelo prenome de Ryana, foi morta por estrangulamento, na noite de sábado (6), no município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia.

Segundo informações da Polícia Civil, o corpo da vítima foi encontrado dentro de um carro e o autor do crime se apresentou espontaneamente à delegacia, onde confessou a ação.
Ainda de acordo com a PC, ele responde pelo crime, em liberdade, por ter se apresentado. Conforme relatado no boletim de ocorrência, ambos viajavam de Barreiras com destino a Luís Eduardo Magalhães, quando houve um desentendimento e o autor aplicou um golpe “mata leão” na vítima.
Segundo a PC, foram expedidas as guias periciais e coletas de depoimentos e outras diligências investigativas são realizadas pela Delegacia Territorial (DT/Luís Eduardo Magalhães) para esclarecer o caso.

Violência contra mulheres trans na Bahia
No último mês de novembro, uma mulher trans de 31 anos, identificada como Pamela, denunciou ter sido agredida por um vizinho, um homem de 50 anos, em Salvador. Em entrevista à reportagem da TV Aratu, ela relatou que foi atacada com uma barra de ferro.
Em setembro, uma mulher trans, identificada como Any Sá, foi morta a tiros na localidade conhecida como Escada, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Segundo a Polícia Militar, o corpo apresentava múltiplos disparos.
Em junho do ano passado, uma mulher trans foi espancada na localidade conhecida como "Sussunga", no bairro da Fazenda Grande do Retiro, em Salvador. A vítima teria se envolvido em uma briga com outra mulher trans, durante uma festa tipo paredão.
LEIA MAIS: Polícia apreende cerca de uma tonelada de maconha em Simões Filho
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).