Jerônimo mantém comando da Seap, mas realiza mudanças no sistema prisional
Governador Jerônimo Rodrigues promove substituições em cargos estratégicos após repercussão de denúncias envolvendo o sistema prisional
Por Da Redação.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), optou por manter José Castro no cargo de secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), mesmo diante das polêmicas recentes — entre elas, denúncia de maus tratos no presídio de Salvador e o suposto envolvimento de uma ex-diretora com um detento e um ex-parlamentar do MDB.
Segundo informações do Se Ligue Bahia, apesar da permanência de Castro no comando da pasta, o chefe do Executivo estadual determinou uma reestruturação nos postos de liderança do órgão, conforme consta no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (26).
+ Eunápolis: ex-diretora de presídio lucrou R$ 1,5 milhão com facção
+ Fugas em presídios da Bahia expõem falhas na gestão, diz vereador
Entre as alterações feitas na estrutura da Seap, está a exoneração de Luiz Cláudio Santos da Silva da direção da Cadeia Pública, embora ele tenha sido nomeado em seguida para chefiar a Superintendência de Gestão Prisional — no lugar de Luciano Teixeira Viana, que deixou o posto.
Também houve mudança no comando do Conjunto Penal de Juazeiro: Archimedes Benício Leite Neto foi removido da unidade e passou a integrar a Superintendência de Gestão Prisional. Já Alan Vitor da Silva Santos foi dispensado da função que ocupava na mesma área.
Desligamentos no sistema prisional e reorganização
Diversos servidores, por sua vez, pediram desligamento. Entre os nomes que deixaram seus cargos estão Alexandra Souza Silva, Max Venicio da Silva Santos, Ruan Victor Freire Rodrigues e Diego de Oliveira Pinto, todos ligados a setores técnicos e de assessoramento.
Para reorganizar a equipe, o governo nomeou Paolle Oliveira Filocre Rodrigues como nova coordenadora técnica do Núcleo de Apoio e Roberval de Jesus Araújo como assessor especial no gabinete do secretário.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).