Fugas em presídios da Bahia expõem falhas na gestão, diz vereador

Presidente da Comissão de Segurança da Câmara de Salvador aponta problemas no sistema dos presídios da Bahia

Por Matheus Caldas.

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara de Salvador, vereador Sandro Filho (PP), criticou as recentes fugas de detentos em unidades prisionais da Bahia e atribuiu os episódios a falhas na condução do sistema penitenciário do estado. Segundo ele, 23 presos escaparam em três ocorrências distintas nos últimos sete meses.

“O que estamos vendo é resultado de uma gestão pouco eficiente do sistema prisional. Houve escolhas questionáveis na condução da área, e isso precisa ser revisto com urgência para garantir a segurança da população”, afirmou, em conteúdo enviado pela assessoria de imprensa.

Sandro citou o caso mais recente, em Eunápolis, onde 16 presos — supostamente ligados a uma facção criminosa — fugiram após uma ação com apoio externo e suspeita de facilitação interna. Ele destaca que há indícios de que a direção da unidade teria sido ocupada por indicação política.

Vereador Sandro Filho | Foto: Antônio Queirós/CMS

“É uma situação muito grave. Quem se beneficia com isso é o crime, e quem paga a conta é a sociedade. Em Eunápolis, por exemplo, a resposta foi simplesmente tampar o buraco por onde os presos fugiram com uma chapa de zinco. É preciso mais seriedade e planejamento”, pontuou o vereador.

No caso de Eunápolis, a ex-diretora do presídio, Joneuma Silva Neres, teria lucrado ao menos R$ 1,5 milhão ao associar-se ao Primeiro Comando de Eunápolis (PCE), facção que domina o extremo sul do estado, e facilitar a fuga de presos. 

+ Diretora amante de traficante e ex-deputado envolvido: entenda caso Eunápolis

O caso em Eunápolis teria conexões políticas. Segundo denúncia apresentada à Justiça pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), o ex-deputado Uldurico Jr. (MDB) seria teria indicado Joneuma para o cargo. O político, que se candidatou a prefeito de Teixeira de Freitas, em 2024, também seria, segundo o MP-BA, relações com a facção criminosa PCE.

Uldurico Jr., conforme a denúncia, participaria de reuniões com o líder do PCE,  Ednaldo Pereira Souza, o “Dada”, preso no conjunto penal.

Presídio de Eunápolis | Foto: divulgação/Seap

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.