Jequié é segunda cidade mais violenta do Brasil, indica anuário
Além de Jequié, outros quatro municípios baianos estão entre os 10 mais violentos. São eles: Juazeiro, Camaçari, Simões Filho e Feira de Santana
Por Matheus Caldas.
Jequié é a segunda cidade mais violenta do Brasil. É o que aponta o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (24), pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que toma como referências dados coletados em 2024.
A cidade subiu uma posição no ranking dos municípios mais violentos do país – no ano anterior, era terceira, atrás de Santana-AP e Camaçari, na região metropolitana de Salvador. No atual anuário, Jequié perde, apenas, para Maranguape-CE.
De acordo com o levantamento, a cidade, situada no sudoeste baiano, possui taxa 77,6 no índice que mensura as mortes violentas intencionais nas cidades que possuem acima de 100 mil mais habitantes.
+ Anuário de segurança: Bahia é segundo estado mais violento do Brasil
+ Salvador volta a ser capital mais violenta do Brasil, aponta anuário
Segundo o estudo, foram registradas 131 mortes violentas intencionais na cidade, das quais 44 foram decorrentes de intervenção policial – portanto, um a cada três homicídios é de autoria da polícia.
Análise do anuário indica que, assim como as outras nove cidades do top 10 de maior violência, Jequié “sofre com disputa de facções pelo controle do tráfico”.
Apesar de subir no ranking, a cidade apresentou redução de 6,4% percentual no índice de violência.
Além de Jequié, outros quatro municípios baianos estão entre os 10 mais violentos. São eles: Juazeiro, Camaçari, Simões Filho e Feira de Santana.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).