Idoso morre após ser baleado no bairro da Federação

Manifestantes fecharam vias importantes de Salvador após a morte do idoso, na noite de sábado

Por Anna Caroline Santiago.

Um idoso morreu após ser baleado, na noite de sábado (10), no bairro da Federação, em Salvador. Edilson Lima Moutinho, de 61 anos, estava em um bar da região quando foi atingido por disparos de arma de fogo. Um grupo de manifestantes realizou protestos, com o fechamento de vias importantes de Salvador, ainda durante a noite.

+ Crimes em Salvador: saiba quais são os mais comuns

Em nota, Polícia Militar informou que a ação foi realizada após denúncias de disparos de arma de fogo na Rua 13. Segundo a corporação, equipes fizeram buscas na região, mas não localizaram os supostos autores dos tiros nem identificaram, naquele momento, pessoas feridas.

Idoso morre após ser baleado no bairro da Federação.Foto: PMBA

Ainda de acordo com a Polícia Militar, a informação de que um idoso havia sido baleado chegou posteriormente à coordenação operacional. Edilson foi atingido por disparos de arma de fogo, chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu aos ferimentos.

A morte provocou revolta entre moradores da Federação, que contestam a versão apresentada pela PM e afirmam que houve confronto durante a operação. Ainda na noite de sábado, um grupo de moradores bloqueou o trânsito em frente à Praça Lord Cochrane, no trecho entre a Avenida Anita Garibaldi e a Avenida Reitor Miguel Calmon, em Salvador.

Segundo a Polícia Civil, guias para os trabalhos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram expedidas, e o caso está sendo investigado pela 1ª Delegacia de Homicídios (DH/Atlântico), que realiza oitivas e diligências para esclarecer a autoria, e demais circunstâncias do fato.

Mapa da Violência em Salvador: áreas mais perigosas e como se proteger

No Mapa da Violência em Salvador, Lobato é considerado o bairro mais violento.Foto: Google Street View

“A violência armada tem cor, raça, classe e território muito bem definidos”, define Tailane Muniz, coordenadora regional do Instituto Fogo Cruzado na Bahia, sobre o Mapa da Violência em Salvador. Diante do cenário apresentado pelo levantamento, o Aratu On mostra as áreas mais perigosas e como se proteger na capital baiana.

Nesta semana, dois levantamentos chamaram atenção para a capital baiana como a mais violenta do Brasil. O alerta vem do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Já o Fogo Cruzado detalha os bairros mais afetados pela violência armada no primeiro semestre de 2025.

Salvador lidera nos índices de violência armada

Entre os municípios da Região Metropolitana, Salvador foi o mais impactado: concentrou 73% dos tiroteios, 69% dos mortos e 79% dos feridos registrados em 2025. Os bairros com maior incidência são:

  • Lobato: 23 tiroteios, 18 mortos e 5 feridos

  • Beiru/Tancredo Neves: 22 tiroteios, 5 mortos e 5 feridos

  • Mussurunga: 19 tiroteios, 14 mortos e 4 feridos

  • Fazenda Coutos: 18 tiroteios, 18 mortos e 3 feridos

  • Narandiba: 14 tiroteios, 13 mortos e 2 feridos

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.