Adolescente morre após se afogar em lagoa de Salvador
Adolescente de 17 anos chegou a ser socorrido após se afogar na Lagoa de Piatã, mas não resistiu
Por Juana Castro.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou, nesta quarta-feira (21), a morte do adolescente de 17 anos que se afogou após entrar na Lagoa de Piatã, no Jardim das Margaridas, em Salvador.
Segundo a pasta, a vítima recebeu "todo atendimento necessário" e foi encaminhada para o Hospital Municipal de Salvador (HMS). Apesar dos esforços, o jovem evoluiu a óbito na unidade hospitalar.

O afogamento
O afogamento na Lagoa de Piatã foi registrado na tarde de segunda-feira (19), nas proximidades do Parque Rosa dos Ventos, no bairro Jardim das Margaridas, na capital baiana. O adolescente de 17 anos entrou na água para nadar, mas não conseguiu retornar à margem e submergiu.
Segundo informações do Salvamar, equipes de resgate foram acionadas e realizaram buscas no local por cerca de 50 minutos. O jovem foi encontrado desacordado e retirado da lagoa pelos agentes.
Após o resgate, profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestaram os primeiros socorros ainda no local.
A vítima foi encaminhada ao Hospital Municipal de Salvador, onde permanece internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O estado de saúde não foi detalhado até o momento.
Afogamentos em Salvador

Salvador registrou quase 80 casos de afogamento nos primeiros 10 dias do ano, de acordo com dados da Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).
Apenas nos quatro primeiros dias de janeiro, foram contabilizadas 57 ocorrências de afogamento, além de 24 registros de pessoas perdidas nas praias. Entre a última segunda-feira (5) e esta sexta-feira (9), outros 20 casos de afogamento foram notificados.
O número de ocorrências é mais que o dobro do total registrado durante todo o mês de janeiro de 2025, quando a Salvamar contabilizou 34 resgates por afogamento.
De acordo com o coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, o aumento está relacionado à maior procura pelas praias em função das altas temperaturas registradas no Verão de Salvador. Ele reforça a orientação para que a população frequente praias monitoradas por salva-vidas.
LEIA MAIS: Corpo de turista é encontrado após tentar salvar filho de afogamento na Bahia
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).