Corpo de turista é encontrado após tentar salvar filho de afogamento na Bahia
Corpo de turista foi localizado nesta segunda-feira após desaparecer no mar em Ilhéus, no sul da Bahia
O corpo de um turista de 43 anos, que não teve a identidade revelada, foi localizado na manhã desta segunda-feira (29) na Praia dos Coqueiros, em Ilhéus, no sul da Bahia. O homem estava desaparecido desde o domingo (28), quando entrou no mar para resgatar o filho, de 10 anos, e o sobrinho, de 14, que estavam sendo puxados por uma correnteza.

O incidente ocorreu enquanto a família se acomodava na areia. Ao perceberem o perigo, o homem e seu cunhado entraram na água. Com o auxílio de um salva-vidas local, os dois jovens e o cunhado foram resgatados com vida, mas o pai do garoto submergiu e não foi mais visto.
A vítima era natural de Ubaitaba, cidade vizinha. O Corpo de Bombeiros realizou buscas desde o desaparecimento, mas o corpo foi levado pela maré até a areia nesta manhã.
Outros casos
Uma criança com autismo, de 11 anos, morreu afogada no Parque Gravatá, em Eunápolis, no extremo sul da Bahia, na quinta-feira (25), após fugir de casa. A vítima foi identificada como Marcelo de Oliveira, que era autista não verbal.
A família do garoto relataram que ele apresentava comportamento agitado e já havia tentado sair de casa outras vezes.
Na manhã de quinta-feira, a mãe percebeu a ausência do menino e encontrou as portas da residência abertas. Ao suspeitar que o filho pudesse ter ido até a lagoa que costumava frequentar, ela seguiu até o local, onde o encontrou já sem vida.
O afogamento ocorreu dentro do Parque Gravatá. O corpo da criança foi retirado da água com a ajuda de testemunhas e encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região. Não há informações sobre velório e sepultamento.

Salvador registra redução de 63% nos casos de afogamento nas praias
A Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) registrou, entre janeiro e 15 de agosto deste ano, 235 casos de afogamento nas praias da capital baiana. Neste mesmo período em 2024, haviam sido 641 ocorrências, o que representa uma redução de 63,34% no número de incidentes na orla da cidade.
Como alerta o órgão, com a proximidade de setembro, quando a temperatura sobe e a chuva perde força, o movimento nas praias aumenta. Por isso, especialistas pedem que os banhistas redobrem a atenção, principalmente nos trechos mais perigosos.
O coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, orienta os banhistas a evitarem ficar em cima de pedras, corais e outras estruturas escorregadias. Ele frisou que é importante respeitar as sinalizações e priorizar locais onde há salva-vidas.
“Em setembro, nós começamos a ter tempo mais estável, mais sol, porém o mar ainda tem toda a característica de inverno, como correntes acentuadas e ondas maiores. Então, é preciso ter cuidado redobrado. A Salvamar atua de forma preventiva e educativa, e isso acaba reduzindo a quantidade de ocorrências. Essa cadeia preventiva vem sendo fortalecida também com os salva-vidas e as campanhas nas mídias alertando a população sobre os riscos e reduzindo a incidência de afogamentos", afirmou.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).