Adolescente é apreendido por matar irmãos em comunidade indígena

Aadolescente confessou o crime em vídeo e alegou ter agido a mando do próprio tio

Por Anna Caroline Santiago.

Um adolescente de 17 anos foi apreendido na última quinta-feira (9) acusado de matar e esquartejar os dois irmãos, de cinco e dois anos, em uma comunidade indígena localizada no interior do Amazonas.

+Assista, ao vivo, aos programas do SBT no Aratu On

De acordo com a Polícia Militar, o jovem foi detido por um agente comunitário indígena logo após o crime, até a chegada das equipes policiais.

Adolescente é apreendido por matar irmãos em comunidade indígena.Foto: TV Aratu

Além do duplo homicídio qualificado, o adolescente também é investigado por maus-tratos a um animal, com resultado morte.

O caso está sob responsabilidade do Juizado da Infância e Juventude Infracional de Barreirinha. Em vídeos que circulam nas redes sociais, o jovem afirma que teria cometido o crime a mando de um tio.

Veja:

 

 

Jovem confessou que cometeu o crime. Foto: PCBA

Casos em comunidades indígenas

Um indígena, identificado como João Celestino Lima Filho, 50 anos, morreu após ser baleado durante um confronto em uma fazenda no município de Prado, no extremo sul da Bahia. A informação foi confirmada neste domingo (6) pela Polícia Civil de Teixeira de Freitas.  

De acordo com a polícia, cerca de 20 indígenas da Aldeia Reserva dos Quatis, do território Comexatibá, invadiram a propriedade na madrugada de sexta-feira (4) com o objetivo de retomar a área.

Líder da etnia Pataxó

Um líder indígena da etnia Pataxó foi baleado durante uma manifestação na zona do município de Prado, no extremo sul da Bahia. Segundo a Polícia Civil, o ataque está sendo investigado como tentativa de homicídio. Outro jovem também ficou ferido no ataque. 

Segundo a polícia, o caso ocorreu na Aldeia Kaí, no distrito de Cumuruxatiba. A liderança indígena foi atingida após manifestantes se reunirem na Fazenda Paraíso, por volta das 17h40, e seguirem em direção à Fazenda Pero Vaz, onde teria ocorrido o ataque. O líder foi baleado no ombro, enquanto um jovem indígena também ficou ferido por estilhaços na testa.

De acordo com testemunhas, os autores dos disparos fugiram em dois carros em direção a uma área de mata e ainda não foram localizados.

Outros casos em Prado

Amarilson Conceição de Oliveira, de 35 anos, foi morto a tiros e facadas dentro da Aldeia Águas Claras, em Corumbau, distrito da cidade baiana de Prado, no extremo sul da Bahia. O crime aconteceu em abril de 2024.

Segundo informações iniciais, da Polícia Militar, os suspeitos invadiram a casa de Amarilson e o mataram. O caso foi registrado inicialmente em Teixeira de Freitas, onde funciona a 8ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), mas é investigado pela delegacia de Prado.

 

 

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.