SUS vai vacinar profissionais de saúde contra dengue em fevereiro
Cerca de 1,1 milhão de profissionais da atenção primária serão imunizados com a vacina Butantan-DV contra dengue a partir de 9 de fevereiro
Por Da redação.
Cerca de 1,1 milhão de profissionais da atenção primária à saúde em todo o Brasil serão imunizados, a partir de 9 de fevereiro, com a vacina brasileira Butantan-DV contra a dengue. O imunizante é o primeiro do mundo em dose única contra a doença.

A vacinação será direcionada a médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários e equipes multiprofissionais que atuam nas unidades básicas de saúde, responsáveis pelo primeiro atendimento a pacientes com sintomas da doença.
A imunização deste público será possível com a entrega de 1,1 milhão de doses adicionais da vacina produzida pelo Instituto Butantan até o fim de janeiro.

Eficácia da vacina
Os estudos clínicos indicam que a Butantan-DV oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue, com 74% de eficácia global; 91% de redução dos casos graves e 100% de proteção contra hospitalização.
Produção em larga escala
O governo federal prevê ampliar gradualmente a vacinação em dose única para a população de 15 a 59 anos, de acordo com a disponibilidade de novas doses.
Para acelerar a produção em larga escala, o Instituto Butantan firmou parceria de transferência de tecnologia com a empresa chinesa WuXi Vaccines, o que deve ampliar a fabricação do imunizante em até 30 vezes.
A expectativa é de que ainda neste ano sejam disponibilizadas entre 25 e 30 milhões de doses da vacina brasileira contra a dengue.

Ampliação do público
O Instituto Butantan já recebeu autorização da Anvisa para iniciar a avaliação da vacina em pessoas com mais de 60 anos, com recrutamento de voluntários em andamento.
A meta do Ministério da Saúde é incluir a vacina no calendário nacional de imunização de forma permanente assim que a produção atingir escala suficiente.
LEIA MAIS: Turismo na Bahia cresce 4,9% no terceiro trimestre de 2025
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).