Um terço dos sobreviventes da Covid-19 sofre de distúrbios neurológicos ou mentais, diz estudo
A pesquisa analisou 236.379 mil pacientes, sendo a maioria americanos, e descobriu que 34% deles acabaram diagnosticados com doenças neurológicas ou psiquiátricas.
Uma em cada três pessoas que superam a Covid-19 são diagnosticadas com problemas neurológicos ou psiquiátricos nos seis meses posteriores à infecção, aponta o maior estudo feito até o momento sobre o balanço mental de ex-pacientes do novo coronavírus, disseram cientistas nesta terça-feira (6/4).
A pesquisa foi publicada no jornal Lancet Psychiatry. Ela analisou 236.379 mil pacientes, sendo a maioria americanos, e descobriu que 34% deles acabaram diagnosticados com doenças neurológicas ou psiquiátricas. De acordo com os cientistas, os diagnósticos mais frequentes são: Ansiedade (17%) e alterações de humor (14%).
Os pesquisadores que conduziram a análise disseram que não estava claro como o vírus estava ligado a condições psiquiátricas como ansiedade e depressão, mas que esses eram os diagnósticos mais comuns entre os 14 distúrbios que examinaram.
Os casos pós-Covid de AVC, demência e outros distúrbios neurológicos eram mais raros, disseram os pesquisadores, mas ainda eram significativos, especialmente naqueles que tiveram Covid-19 grave.
"Embora os riscos individuais para a maioria dos distúrbios tenham sido pequenos, o efeito para toda a população pode ser substancial", disse Paul Harrison, professor de psiquiatria de Oxford que também participou do estudo.
LEIA MAIS: Bolsonaro ignora quatro mil mortes, ironiza título de genocida e critica restrições na pandemia
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.