Salvador intensifica ações contra Aedes aegypti antes das festas populares
Operação do CCZ amplia vigilância nos circuitos das festas populares, eventos natalinos e Réveillon da capital
Por Ananda Costa.
As festas populares de Salvador vão ser alvo de um conjunto reforçado de ações de enfrentamento ao Aedes aegypti a partir desta semana. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, intensificou o monitoramento nos espaços que irão receber festas populares, celebrações natalinas e a programação do Réveillon.

O Plano Verão sem Mosquito tem como objetivo reduzir riscos de dengue, zika e chikungunya durante o período de maior circulação de pessoas. Entre os dias 2 e 4 de dezembro, equipes do CCZ realizam inspeções zoossanitárias nos circuitos das festas de Santa Bárbara e Conceição da Praia, no Centro Histórico.
A operação inclui vistoria de áreas públicas, identificação e eliminação de possíveis criadouros, além de orientações a comerciantes, moradores e organizadores.
A força-tarefa também alcança hotéis e pousadas, que recebem grande volume de turistas, além dos locais das festividades natalinas. Outra medida prevista é a aplicação de inseticida de efeito residual na área do Show da Virada, na Boca do Rio, como estratégia preventiva de proteção coletiva.
Verão em Salvador

O verão em Salvador já começa a movimentar a cidade em dezembro, mesmo antes da estação iniciar oficialmente no dia 21. A agenda de festas atrai baianos e turistas, tornando a capital como um dos principais destinos do país para a temporada.
Segundo o metabuscador Kayak, o verão em Salvador está entre as buscas mais altas para o fim de ano no Brasil, de acordo com o relatório “Check-in para sua Viagem: Natal e Ano Novo 2025”. A capital baiana ocupa a segunda colocação no ranking nacional, atrás apenas do Recife, Pernambuco.
Antes mesmo de dezembro chegar, o mês de novembro foi marcado por diversas festas como a gravação do DVD que celebra seus 20 anos de carreira do cantor Leo Santana e a turnê "Clareou" de Ivete Sangalo, que aconteceu neste domingo (30).
LEIA MAIS: Pé-de-Meia: 9ª parcela é paga para nascidos em novembro e dezembro
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).