Pé-de-Meia: 9ª parcela é paga para nascidos em novembro e dezembro

O Pé-de-Meia é destinado a estudantes do ensino médio que estavam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) até 7 de fevereiro de 2025

Por Dinaldo dos Santos.

O Ministério da Educação (MEC) realiza, nesta segunda-feira (1º), o pagamento da nona parcela do programa Pé-de-Meia de 2025 para os beneficiários nascidos nos meses de novembro e dezembro.

Neste ano de 2025, os pagamentos começaram a ser depositados no dia 25 de fevereiro. O programa federal é destinado a estudantes do ensino médio que estavam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) até 7 de fevereiro de 2025.

pe-de-meia

Para participar, é necessário estar matriculado na rede pública regular e ter entre 14 e 24 anos, ou estar na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na faixa etária de 19 a 24 anos. Todos os beneficiários precisam ter CPF ativo.

Para receber o incentivo de frequência, os alunos devem cumprir pelo menos 80% de presença nas aulas. Nessa etapa, a Caixa Econômica Federal — responsável por administrar os recursos do MEC — informa que cerca de 3,2 milhões de estudantes da rede pública receberam o benefício no valor de R$ 200.

Pé-de-Meia: pagamento escalonado

Os repasses do incentivo-frequência seguem um cronograma baseado no mês de nascimento dos estudantes matriculados em qualquer série do ensino médio da rede pública.

Veja o calendário da 9ª parcela:

Nascidos em janeiro e fevereiro: 24 de novembro

Nascidos em março e abril: 25 de novembro

Nascidos em maio e junho: 26 de novembro

Nascidos em julho e agosto: 27 de novembro

Nascidos em setembro e outubro: 28 de novembro

Nascidos em novembro e dezembro: 2 de dezembro

Depósitos

As parcelas da poupança do ensino médio de 2025 são depositadas automaticamente em uma conta poupança da Caixa Econômica Federal, aberta em nome de cada estudante elegível.

Para quem tem 18 anos ou mais, a conta já estará liberada para movimentação imediata do valor. Pelo aplicativo Caixa Tem, é possível solicitar gratuitamente o cartão Pé-de-Meia, que permite usar o dinheiro para compras e pagamentos.

Se preferir, o estudante também pode sacar o valor nos terminais de autoatendimento, utilizando apenas a biometria cadastrada, mesmo sem o cartão.

No caso de beneficiários menores de idade, o responsável legal deverá autorizar a movimentação da conta. Essa autorização pode ser feita diretamente no aplicativo ou em uma agência da Caixa.

Caravana Pé-de-Meia

No último mês de agosto, a educadora financeira Nath Finanças realizou palestras em Salvador, como parte da primeira edição da Caravana Técnico-Pedagógica do programa Pé-de-Meia.

Caravana Pé-de-Meia em Salvador. Foto: Divulgação

As caravanas do MEC têm o objetivo de tirar dúvidas dos estudantes sobre o Pé-de-Meia e coletar propostas para melhorias no programa. Elas também oferecem formação para gestores escolares sobre prevenção da evasão escolar e ações para a melhoria do aprendizado, a fim de proteger a conclusão da etapa de educação básica pelos estudantes.

LEIA MAIS: Caixa antecipa pagamentos do Bolsa Família de dezembro; confira

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.