Recém-nascidos de Camaçari estrelam ensaio fotográfico de Natal; veja fotos
Recém-nascido da Maternidade Regional de Camaçari (MRC) estrelam ensaio fotográfico de natal; confira imagens
Por Laraelen Oliveira.
A Maternidade Regional de Camaçari (MRC), unidade da Seccretaria da Saúde do Estado (Sesab) com direção da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), promoveu decorações natalinas para caracterizar os bebês do berçário, o que rendeu registros e sessões de fotos especiais para data comemorativa.

A ação foi idealizada pelas equipes de Enfermagem e Fisioterapia. A diretora de enfermagem da MRC, Thais Ronoski, explica que a iniciativa contribui para tornar o ambiente hospitalar mais humano e acolhedor, além defortalecer vínculos, proporcionar conforto emocional e reforçar a importância do cuidado para além do aspecto técnico. “Além disso, ajuda a ressignificar a rotina intensa da UTI, transformando o espaço em um ambiente onde empatia, sensibilidade e solidariedade estão sempre presentes”, afirmou a profissional.

A Maternidade Regional de Camaçari adota uma linha de cuidado que se estende desde o pré-natal até o pós-parto. A MRC dispõe de estrutura com UTI neonatal e Unidades de Cuidados Intermediários, além da oferta de atendimento psicológico continuado e do Método Canguru, linha de cuidado especializada que prioriza o acolhimento, a segurança e o fortalecimento do vínculo entre bebê e família.

A unidade é referência no atendimento a gestantes de alto risco, com oferta de acompanhamento integral às pacientes. Ao todo, dispõe de 107 leitos, distribuídos entre serviços como obstetrícia, neonatologia e cirurgia. O acesso pode ser feito por meio de regulação via Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) ou por demanda espontânea.

Bem-estar e harmonia: saiba curiosidades sobre saúde e como prevenir
Conhecida popularmente como “fígado gorduroso”, a esteatose hepática está entre as doenças do órgão mais frequentes na atualidade, mas ainda pouco compreendidas pela população. Um levantamento publicado na revista Hepatology mostra que a prevalência global da forma não alcoólica cresceu de 25,26% (entre 1990 e 2006) para cerca de 38% (2016–2019), sinalizando um avanço consistente ao longo das últimas décadas.
O sofrimento psíquico pode provocar alterações sutis nas expressões faciais, capazes de indicar risco de depressão. A conclusão é de um estudo realizado pela Universidade de Waseda, no Japão, e publicado recentemente na revista Nature Scientific Reports. As informações são da Agência Einstein.
A maioria das pessoas só começam o dia depois de “um dedinho do pretinho” para garantir energia durante as atividades diárias. Mas você sabe quais são os efeitos que a segunda bebida mais consumida no mundo causa em nosso cérebro? Consumir café sem açúcar pode ajudar no processo de emagrecimento.
Leia também: Limão é aliado à alimentação saudável, mas sem efeitos milagrosos; 10 benefícios
Leia também: Humanos são menos monogâmicos que camundongos e cães selvagens; veja lista
Leia também: Chip pode restaurar visão de pessoas com degeneração causada pela idade
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).