Pressão arterial 12 por 8 passa a ser considerada pré-hipertensão
Com a nova diretriz, valores entre 12 por 8 e 13 por 9 mmHg passam a ser classificados como pré-hipertensão, exigindo mudanças no estilo de vida
Por Ananda Costa.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) divulgou, nesta quinta-feira (18), a Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial 2025, que atualiza os parâmetros de diagnóstico da pressão alta. Pela nova classificação, valores entre 120/80 mmHg (12 por 8) e 139/89 mmHg (13 por 9) passam a ser considerados pré-hipertensão.
+ Um em cada quatro brasileiros sofre de pressão alta, diz Ministério da Saúde
De acordo com a diretriz, valores iguais ou superiores a 140/90 mmHg (14 por 9) continuam sendo classificados como hipertensão, o que pode demandar, além de hábitos saudáveis, o uso de medicamentos.
No entanto, especialistas destacam que cada caso deve ser avaliado individualmente, levando em conta fatores como histórico de doenças cardíacas, renais e outras condições associadas.
Classificação da pressão arterial segundo a nova diretriz de pré-hipertensão
Pressão arterial normal: abaixo de 120/70 mmHg (12 por 7)
Pré-hipertensão: entre 120/80 e 139/89 mmHg (12 por 8 a 13 por 9)
Hipertensão: igual ou superior a 140/90 mmHg (14 por 9)
Por que a pressão '12 por 8' agora é considerada alta?
Antes considerada "normal", a pressão arterial acima ou igual a "12 por 8" agora é "elevada". A decisão foi tomada no Congresso Europeu de Cardiologia. No Brasil, a doença afeta 50 milhões de brasileiros e apenas 30% deles conhecem seu diagnóstico.
Segundo as novas orientações propostas pelos especialistas, se os números forem abaixo de 120 por 70 milímetros de mercúrio (mmHg), o popular "12 por 7", o valor é considerado "não elevado".
O objetivo das novas diretrizes europeias é um controle mais rígido da pressão arterial, especialmente em pacientes com alto risco de doenças cardiovasculares. A ideia é que, ao reduzir o limiar para 120 por 70 mmHg, o tratamento possa começar mais cedo.
Veja o que fazer para ajudar no controle da pressão alta
Alimentação
Uma das coisas que pode ser diretamente atrelada à sua boa ou má condição de saúde, sem dúvidas, é a alimentação. A ingestão ou não de alguns alimentos pode ser determinante.
Pensando nisso, trazemos uma lista de frutas que podem contribuir para o controle da sua pressão arterial.
1- Melancia
2- Limão
3- Uva
4- Cacau
5- Romã
Atividade física
Prática regular de atividade física, adequada, programada e realizada com disciplina, ajuda na redução dos riscos de hipertensão. Ela é útil tanto para pessoas saudáveis como, também, para os hipertensos, desde que estes apresentem níveis de pressão arterial dentro da faixa de normalidade.
O exercício contribui para a manutenção do peso adequado ou para sua redução nos que apresentam sobrepeso; ajuda no controle da ansiedade ao aumentar a produção de serotonina, hormônio que age como ansiolítico e antidepressivo, além de contribuir ainda, na melhora das condições cardiocirculatórias, ajudando a prevenir doenças do coração.
LEIA MAIS: Se Ligue: excesso de café aumenta chance de pressão alta em pessoas predispostas
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).