Presidente do Conass diz que Brasil já está diante de uma terceira onda de Covid: "começando a escalada da montanha"
Segundo ele, o número de casos ativos diários não diminuiu desde março. O patamar da média móvel de mortes voltou a ficar acima de dois mil.
O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula, declarou, nesta segunda-feira (21/6), que a aceleração contínua no número de casos da Covid-19 indica que o Brasil já está diante de uma terceria onda da doença. Segundo ele, o número de casos ativos diários não diminuiu desde março.
"Agora, com a contínua aceleração do número de casos, isso deixa claro que a gente já está diante de uma terceira onda", afirmou Lula, ao jornal O Globo. Apesar do avanço da vacinação, ele lembrou que está havendo um aumento no número de mortes em decorrência da Covid-19. O patamar da média móvel de mortes voltou a ficar acima de dois mil.
O presidente do Conass também pontuou que, com a chegada do inverno, a tendência é que haja um aumento no número de pacientes com problemas respiratórios. "A gente já vai ter um incremento também de problemas respiratórios que devem aumentar o número de casos. De modo que eu quero acreditar que, sim, a gente está subindo a montanha. Está começando a escalada da montanha da terceira onda", destacou. O Conass tem pedido a aceleração da vacinação do país, para frear o avanço do vírus.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.