Ozempic e saúde: especialista alerta para riscos de canetas emagrecedoras

Especialistas reforçam que o uso das canetas emagrecedoras deve ser prescrito por médicos e acompanhado por nutricionistas para evitar complicações

Por Da redação.

Nos últimos anos, as chamadas canetas emagrecedoras, como o Ozempic e Mounjaro, ganharam destaque por prometer resultados rápidos na luta contra a balança. Desenvolvidas originalmente para o tratamento do diabetes tipo 2 e da obesidade, essas terapias injetáveis atuam em receptores intestinais e cerebrais, promovendo saciedade e retardando o esvaziamento gástrico. Apesar do avanço, especialistas alertam para os riscos do uso indiscriminado.

Especialistas reforçam que o uso das canetas emagrecedoras deve ser prescrito por médicos e acompanhado por nutricionistas para evitar complicações. Foto: Reprodução/ND Mais

O efeito das canetas leva à redução no consumo de alimentos e favorece o déficit calórico, mecanismo essencial para a perda de peso. Contudo, segundo a nutricionista Mayara Cardoso, coordenadora do curso de Nutrição da Estácio, entre os efeitos colaterais mais comuns estão náuseas, vômitos, constipação e alterações gástricas. 

+Fiocruz e EMS firmam parceria para produção nacional de canetas emagrecedoras

Ela aponta que o uso não deve ser feito indiscriminadamente e sem acompanhamento médico. “O uso dessas canetas precisa ser sempre orientado por médicos e acompanhado por nutricionistas. Quando utilizadas sem supervisão, podem levar à perda excessiva de massa muscular e até a quadros de desnutrição, já que reduzem de forma intensa o consumo alimentar. Para evitar esses riscos, é fundamental garantir ingestão adequada de proteínas de alto valor biológico, como ovos, frango e carnes magras, além de uma dieta rica em frutas, vegetais e fibras.”

Outro ponto de atenção sobre o tema é a interrupção do tratamento sem orientação médica, que pode levar ao reganho de peso, já que o organismo tende a retornar ao maior peso já registrado pelo paciente.

+Roubo de canetas emagrecedores causou rombo de R$ 2 milhões em Salvador

O acompanhamento do nutricionista é fundamental para que a perda de peso seja feita de maneira saudável e continuada. No dia 31 de agosto se celebra o Dia do Nutricionista.

Efeitos colaterais como náuseas, vômitos e risco de desnutrição estão entre as preocupações sobre o uso indiscriminado das canetas emagrecedoras. Foto: Receita Federal

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.