México começa a imunizar população contra a Covid-19 na véspera do Natal
México começa a imunizar população contra a Covid-19 na véspera do Natal
O subsecretário de Saúde do México, Hugo López-Gatell, anunciou que o país dará início à vacinação contra a Covid-19 na quinta-feira (24/12) logo após a chegada da primeira remessa da vacina desenvolvida pela parceria alemã-americana Pfizer/BioNTech. A informação foi revelada por meio das redes sociais nesta quarta-feira (23/12).
“Amanhã (quarta-feira) chega o primeiro carregamento com a vacina da Pfizer contra SARS-CoV-2 (…) Haverá uma demonstração para a imprensa e as doses ficaram guardadas até o uso na quinta-feira, 24 de dezembro, dia do início da vacinação”, explicou López-Gatell no Twitter.
Mañana llega el primer embarque con la vacuna de Pfizer contra SARS-CoV-2 al AICM. Habrá una demostración a la prensa y estarán resguardadas hasta su uso el jueves 24 de diciembre, día del arranque de la vacunación. La vacuna será universal, gratuita y voluntaria. pic.twitter.com/zjC5U0XYHb
— Hugo López-Gatell Ramírez (@HLGatell) December 23, 2020
O governo mexicano determinou que as primeiras dose do medicamento serão destinadas ao profissionais da saúde que atuam diariamente no combate a pandemia. Além disso, o imunizante será administrado na Cidade do México e no estado de Coahuila, no norte do país, devido ao congelamento e à logística que a preservação do medicamento exige.
O chanceler mexicano Marcelo Ebrard havia informado na terça-feira (22/12) que chegarão da Bélgica 1,4 milhão de doses das 34,4 milhões que as farmacêuticas prometeram entregar em acordo com o governo. Além disso, o país também tem acordos preliminares de compra com o projeto sino-canadense CanSinoBio, para 35 milhões de doses, e com a britânica AstraZeneca, para 77,4 milhões de doses, além de fazer parte do mecanismo internacional COVAX, que permite comprar 51,6 milhões de vacinas adicionais.
O México, com 129 milhões de habitantes, registra mais de 118.600 mortes e 1,3 milhão de infecções pelo novo coronavírus, segundo dados oficiais.
LEIA MAIS: Avião que saiu de Salvador apresenta problemas no céu da capital e retorna; passageiro relata tensão
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.