Siga o Aratu ON no GoogleE veja as notícias do Brasil e da Bahia com destaque nas suas buscas.
Adicionar

Manga pode ser aliada na prevenção do diabetes, diz pesquisa

Um estudo publicado na revista científica Foods analisou os efeitos do consumo diário de manga em adultos com pré-diabetes

Por Bruna Castelo Branco.

Pessoas com diabetes ou pré-diabetes devem estar atentas não apenas ao teor de açúcar dos alimentos, mas também ao contexto nutricional em que esse açúcar está inserido. É o que indica um estudo publicado em agosto na revista científica Foods, que analisou os efeitos do consumo diário de manga em adultos com pré-diabetes.

Em março deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a primeira insulina semanal do mundo, a Awiqli, para o tratamento de pacientes adultos com diabetes tipo 1 e tipo 2 no Brasil.

Um estudo publicado na revista científica Foods analisou os efeitos do consumo diário de manga em adultos com pré-diabetes. | Foto: Ilustrativa/Pexels

A pesquisa foi conduzida por cientistas da Universidade George Mason, nos Estados Unidos. “Não é apenas o teor de açúcar que importa, mas o contexto geral do alimento”, afirmou Raedeh Basiri, professora da instituição e coautora do estudo, em comunicado.

No experimento, os participantes foram divididos em dois grupos: um consumiu diariamente uma manga fresca (32 gramas de açúcar) e o outro uma barra de granola com baixo teor de açúcar (11 gramas). Durante seis meses, os pesquisadores monitoraram a concentração de glicose no sangue, a resposta do organismo à insulina e a quantidade de gordura corporal.

Os resultados mostraram que, mesmo contendo mais açúcar, a manga foi mais benéfica que a barra de granola. Os voluntários que consumiram a fruta apresentaram melhor controle da glicose, maior sensibilidade à insulina e redução da gordura corporal.

Os resultados mostraram que, mesmo contendo mais açúcar, a manga foi mais benéfica que a barra de granola. | Foto: Ilustrativa/Pexels

Segundo Basiri, os açúcares presentes na manga — glicose, frutose e sacarose — vêm acompanhados de fibras, vitaminas e outros nutrientes que contribuem para a saúde. Já a barra de granola, com açúcares adicionados, não oferece o mesmo valor nutricional.

“Indivíduos com alto risco de desenvolver diabetes não devem focar apenas no teor de açúcar dos alimentos, mas em como esses açúcares são entregues. O objetivo é incentivar as pessoas a incluírem frutas inteiras, como a manga, como parte de hábitos alimentares saudáveis e estratégias práticas para a prevenção do diabetes”, disse a pesquisadora.

Especialistas reforçam que, antes de fazer alterações na alimentação, especialmente no caso de pessoas com diabetes, é recomendada a orientação de um nutricionista.

Em relação à doença, aliás, quase metade (44%) das pessoas com mais de 15 anos vivendo com diabetes não havia recebido diagnóstico em 2023, segundo estudo publicado na revista The Lancet Diabetes & Endocrinology. A pesquisa contou com a participação de um pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Além disso, a Anvisa determinou, no início de setembro, a proibição da comercialização, distribuição, fabricação, importação e propaganda de dispositivos em formato de anel que alegam medir os níveis de glicose no sangue sem a necessidade de coleta sanguínea. 

Especialistas reforçam que, antes de fazer alterações na alimentação, é recomendada a orientação de um nutricionista. | Foto: Ilustrativa/Pexels

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.