Jornalista Maurício Kubrusly sofre queda e está internado em UTI na Bahia
Maurício Kubrusly, que mora na Bahia, desde 2018, sofreu uma queda e deu entrada no hospital neste domingo (14)
Por Dinaldo dos Santos.
O jornalista Maurício Kubrusly, 80 anos, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, no sul da Bahia.
Kubrusly, que mora na Bahia, desde 2018, sofreu uma queda e deu entrada no hospital neste domingo (14). Ele é um dos nomes mais conhecidos do jornalismo brasileiro, com carreira marcada por reportagens especiais exibidas ao longo de décadas na televisão.
Maurício Kubrusly ganhou projeção nacional por seu estilo direto e por abordar temas sociais, culturais e comportamentais em diferentes regiões do país.
A internação ocorre em um contexto de discrição por parte da família e da assessoria. Nossa reportagem entrou contato com a assessoria de comunicação, para obter informações sobre o estado de saúde do paciente, mas, até o momento desta publicação, não houve retorno.
Kubrusly diagnosticado com demência
Em 2023, o jornalista Mauricio Kubrusly compartilhou com a imprensa que foi diagnosticado com demência Fronto temporal. Na ocasião, o jornalista falou sobre sua doença para justificar sua ausência das coberturas jornalísticas.
Além do jornalista, o ator Bruce Willis também manifestou, há algum tempo, que sofre da mesma condição destacando um tipo de demência prematura que afeta indivíduos antes dos 65 anos.
No último mês de outubro, o cantor Milton Nascimento, 82 anos, foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL), terceiro tipo mais comum da doença neurodegenerativa. A informação foi dada pelo filho do artista, Augusto, à revista Piauí.

Demência no Brasil
No Brasil, cerca de 1,2 milhão de pessoas sofrem com alguma demência. Segundo estimativas da Alzheimer’s Disease International, os números poderão chegar a 74,7 milhões em 2030.
O diagnóstico, que está se tornando cada vez mais recorrente, é o grande medo de muitas pessoas ao redor do mundo que temem perder suas funções racionais e motoras, principalmente quando há predisposição genética.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), há quatro anos, emitiu um alerta sobre o aumento do número de casos de demência em todo o mundo nas próximas décadas. A síndrome, que já é a sétima causa de mortes no mundo em 2019, na ocasião, afetava 55 milhões de pessoas, com estimativa de triplicar até 2050.
LEIA MAIS: Cineasta de Hollywood e atriz são encontrados mortos; filho é suspeito
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).