Idoso ‘ressuscita’ após ter óbito constatado em hospital na Bahia

Idoso ‘ressuscita’ após apresentar sinais vitais cerca de uma hora após declaração de morte

Por Ananda Costa.

Idoso ressuscita após a morte? Um paciente de 72 anos, identificado como Damião José dos Santos, foi reanimado após ter seu óbito constatado por médicos do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, na noite da última quarta-feira (13).

+ Aposentado de 72 anos tem benefício suspenso pelo INSS por 'suspeita de óbito': 'Eu estou vivo!'

Idoso ‘ressuscita’ após morte na Bahia. Foto: Redes sociais

De acordo com o hospital, o paciente estava internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) quando sofreu uma parada cardiorrespiratória. A equipe médica iniciou imediatamente os protocolos de reanimação, mas, após 15 minutos sem atividade cardíaca, pulso ou reflexos, o óbito foi confirmado por dois profissionais. Familiares foram comunicados.

Cerca de uma hora depois, no entanto, Damião apresentou movimentos respiratórios discretos, levando a equipe a reiniciar os procedimentos de estabilização. Contra todas as expectativas, seu estado clínico começou a melhorar.

Em sua nota, o hospital destacou que casos como esse, embora incomuns, são descritos na literatura médica como "retorno espontâneo da circulação". A direção afirmou ainda que uma análise detalhada não identificou falhas técnicas ou éticas na conduta da equipe.

A família do paciente emitiu agradecimento público pelo atendimento recebido e expressou confiança no trabalho dos profissionais. O Hospital de Base reiterou seu compromisso com a transparência e o cuidado integral aos pacientes.

Foto: @hblemitabuna

+ Segurança online para idosos: prevenindo golpes digitais na Terceira Idade

LEIA MAIS: Papel estratégico da Ponte Salvador-Itaparica é debatido no Bahia Export

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.