Greve dos médicos: governo mantém diálogo e anuncia nova licitação

Encontro com Sindimed-BA discutiu vínculos de trabalho e garantias à assistência para pôr fim a greve dos médicos

Por Da Redação.

Em nova rodada de negociação com o Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed-BA), a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, reafirmou, nesta sexta-feira (8), o compromisso do Governo do Estado com a manutenção do diálogo institucional e a garantia da assistência à população.

A reunião ocorreu na sede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), após pedido formal do Sindimed ao governador Jerônimo Rodrigues. Participaram também o subsecretário Paulo Barbosa, o superintendente de Assistência Integral à Saúde, Karlos Figueiredo, o chefe de gabinete da Sesab, Cícero Rocha, e o procurador Adriano Silva, da Procuradoria Geral do Estado (PGE-BA). Pelo sindicato, estiveram presentes a presidente Rita Virgínia, a diretora Maria Alice Oliveira e advogados da entidade.

“Seguiremos de portas abertas para o diálogo, mas sempre com a responsabilidade de assegurar o funcionamento pleno da rede estadual. Não houve e não haverá desassistência. Nosso compromisso é com a população”, afirmou Roberta Santana.

Foto: Leonardo Rattes/Sesab

A secretária solicitou que futuros pleitos da entidade também sejam formalmente encaminhados à Sesab. “Esse é o caminho institucional adequado para que possamos avançar com transparência e efetividade”, reforçou.

No encontro, foi anunciado um novo processo licitatório para contratação de médicos sob regime celetista até dezembro deste ano. Segundo Roberta Santana, dois certames anteriores não tiveram êxito, exigindo ajustes técnicos e administrativos. “Estamos adotando todas as medidas para garantir segurança jurídica e atratividade aos profissionais”, destacou.

O subsecretário Paulo Barbosa ressaltou que o Estado reconhece a pluralidade de vínculos na prestação dos serviços médicos. “Temos médicos estatutários, celetistas e prestadores de serviço por meio de pessoa jurídica. Todos esses formatos estão legalmente previstos e são fundamentais para manter o sistema funcionando de forma integrada”, disse.

Desde o início das tratativas, a Sesab mantém diálogo contínuo com o Sindimed, inclusive com reuniões anteriores que contaram com a presença do Ministério Público do Trabalho, da PGE-BA e de representantes do sindicato. A secretaria reafirma que segue comprometida com a valorização dos trabalhadores da saúde, o fortalecimento do SUS e a garantia de um atendimento digno, seguro e contínuo à população.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.