Saúde

Ex-secretário da Saúde diz que a vacinação em massa no Brasil deve ocorrer na metade de 2021

Ex-secretário da Saúde diz que a vacinação em massa no Brasil deve ocorrer na metade de 2021

Por Da Redação

Ex-secretário da Saúde diz que a vacinação em massa no Brasil deve ocorrer na metade de 2021Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O epidemiologista e ex-secretário nacional de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, disse que a vacinação em massa no Brasil deve ocorrer na metade de 2021. Wanderson, que em abril deste ano pediu demissão do cargo no Ministério da Saúde, explicou que existe um tempo necessário entre a fabricação e a distribuição do imunizante para todos.


"Não acredito que teremos uma vacina antes de metade do próximo ano. Podemos ter uma vacina enquanto produto ainda no final desse ano, isso é uma possibilidade, mas falar no produto estar pronto e ele estar disponível para aplicar nas pessoas tem uma distância muito grande", afirmou, em entrevista à CNN Brasil, neste sábado (6/9).


O ex-secretário afirmou também que apesar de existirem 170 vacinas em estágio de desenvolvimento, apesar 5º estão em fase final e que é necessário ter certeza da eficácia e segurança. Wanderson citou a vacina russa, que, apesar de tido uma boa resposta com os 76 participantes da pesquisa, ainda faltam informações sobre a confiabilidade dela. 


Ele esclareceu que, a chegada da vacina tanto ao Sistema Único de Saúde (SUS) como às clínicas particulares, deverá ser preparada pelos governos. "Falamos de distanciamento social de forma recorrente, mas na hora que tiver uma vacina teremos uma corrida aos postos de vacinação. Teremos que fazer uma grande campanha de conscientização para evitar que as pessoas se exponham também durante o processo de imunização", afirmou.



VOLTA ÀS AULAS


Sobre o retorno das atividades escolares, suspensas desde março por conta da pandemia de Covid-19, o ex-secretário criticou a demora da retomada. 


"É inadmissível que tenhámos que esperar uma vacina para dar uma perspectiva para esses alunos. Até porque vários países já tomaram essa iniciativa com resultados muito promissores mesmo não tendo a vacina", disse.Ele alegou que, países desenvolvido colocaram as escolas entre os primeiros segmentos sociais a serem reabertos.


LEIA MAIS: Universidade carioca desenvolve teste sorológico para Covid-19 20 vezes mais barato que os comuns


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.