Conheça a doença que fez homem 'vazar' colesterol pelas mãos
Os exames mostraram que o colesterol do paciente estava até cinco vezes mais alto do que o normal
Por Da Redação.
Um homem, que não teve o nome divulgado, que seguiu, por meses, uma dieta baseada em produtos de origem animal, consumindo grandes quantidades de queijo e manteiga, desenvolveu nódulos amarelos nas mãos, cotovelos e pés. Os médicos que estudaram o caso identificaram a condição como xantelasma, que ocorre quando há um acúmulo excessivo de colesterol e gordura na pele.
O caso foi publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA). Embora o xantelasma não seja uma condição rara, ele geralmente se manifesta na região dos olhos de pessoas com altos índices de colesterol.
O caso foi publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA). | Foto: Divulgação/JAMA
No caso deste paciente, no entanto, os nódulos surgiram em locais incomuns, como nas palmas das mãos, pés e cotovelos, e em grande volume, fazendo com que parecesse que estava "vazando" gordura da pele dele.
O que é o xantelasma?
O xantelasma é um depósito de gordura e colesterol que se forma abaixo da superfície da pele, ocorrendo quando os níveis de colesterol estão excessivamente altos, fazendo com que o material "vaze" e se acumule na pele.
É uma condição rara?
De acordo com os pesquisadores, o xantelasma não é incomum. Pessoas com altos níveis de colesterol podem desenvolver esses depósitos, mas, em geral, os nódulos são pequenos e aparecem em número reduzido, principalmente ao redor dos olhos.
De acordo com os pesquisadores, o xantelasma não é incomum. | Foto: Divulgação/JAMA
O caso do paciente mencionado, com nódulos em locais raros e em grande quantidade, é extremamente incomum. Os médicos acreditam que isso ocorreu devido à dieta rica em gordura de origem animal seguida pelo homem durante oito meses. Os exames mostraram que o colesterol do paciente estava até cinco vezes mais alto do que o normal.
Embora os nódulos sejam indolores, o tratamento se concentra no controle dos níveis elevados de colesterol no sangue. Mas, os nódulos não desaparecem com a redução do colesterol e precisam ser removidos por meio de cirurgia ou tratamentos menos invasivos, como o uso de ácidos ou lasers. Quando os nódulos são grandes ou ocupam áreas extensas, a remoção pode resultar em cicatrizes.