Dengue: Bahia tem 38 cidades em epidemia; Conquista registra aumento de 1.100% nos casos
Até o momento, segundo dados da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), 286 cidades baianas já registraram casos de dengue
A Bahia registrou, de 1º de janeiro a 17 de fevereiro de 2024, 8.674 casos prováveis de dengue, o que representa um aumento de 21,7% no comparativo com o mesmo período do ano passado. Até o momento, segundo dados da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), 286 cidades baianas já registraram casos de dengue.
Ainda de acordo com a Sesab, 38 municípios estão em situação de epidemia de dengue no estado - na semana epidemiológica anterior, esse número era de 23 cidades. Eles são:
Fonte: Secretaria de Saúde do Estado da Bahia
Por enquanto, foram confirmados três óbitos pela doença na Bahia.
VITÓRIA DA CONQUISTA
Vitória da Conquista, uma das cidades que está em situação de epidemia na Bahia, já apresentou crescimento de 1.100% no número de casos da doença, em comparação com o mesmo período de 2023. Em nota, a Sesab afirma que, em virtude do aumento, o Governo do Estado liberou o uso intensivo do Ultra Baixo Volume (UBV), popularmente conhecido como fumacê.
"Oito veículos serão deslocados para o município na próxima segunda-feira (26), iniciando o ciclo de pulverização na terça (27)", diz a pasta.
No texto, a Sesab também aponta que, devido à "deficiência de estruturas municipais de saúde" da cidade, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estadual foi sobrecarregada, "atendendo 61% dos pacientes com classificação azul ou verde em 2023".
"Esse desvio não apenas sublinha a inadequação da infraestrutura de saúde municipal, mas também impacta a eficiência do atendimento de emergências mais críticas na UPA", conclui o comunicado.
VACINA
A Bahia recebeu mais de 120 mil doses da vacina contra a dengue, enviadas pelo Governo Federal, para atender 44 municípios, sendo o público determinado de 10 e 11 anos.
A secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, se reuniu com as equipes de vigilância e das áreas assistenciais para tratar do cenário epidemiológico da dengue no estado, e reforçou o pedido para que toda a população esteja envolvida e comprometida para prevenção e cuidados para a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
O Governo da Bahia está trabalhando em parceria com a UPB e o Cosems-BA com orientação e assistência para os municípios.
Além das ações realizadas pelos agentes de saúde, a população pode adotar medidas simples, como: uso de telas nas janelas e repelentes em áreas de reconhecida transmissão; vedação dos reservatórios e caixas d‘água e desobstrução de calhas, lajes e ralos.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!