Sesab e SEC lançam projeto para vacinar estudantes nas escolas da rede estadual
O objetivo é erradicar, eliminar e controlar diversas doenças imunopreveníveis infectocontagiosas na Bahia
Durante a abertura do ano letivo 2024, a Secretaria Estadual da Educação (SEC) lançou o projeto Vacinação nas Escolas. O objetivo é erradicar, eliminar e controlar diversas doenças imunopreveníveis infectocontagiosas na Bahia.
Devido às baixas coberturas vacinais apresentadas em todo o país, a SEC, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), elaborou estratégias para ampliar a proteção de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Para alcançar o maior número de estudantes, equipes capacitadas serão encaminhadas às escolas. Os profissionais vão avaliar a caderneta e atualizar o esquema vacinal do público-alvo.
"Teremos, no calendário escolar, a semana de vacinação. Vacinar é importante e salva vidas. Nós traremos o carro da vacina, que vai rodar por essas escolas, e a gente vai poder ofertar a vacina para jovens e adolescentes dentro da escola, fortalecimento da [imunização contra] HPV, Covid, da bivalente, vacinas importantes para a juventude", detalhou a secretária da Saúde, Roberta Santana.
Para garantir a vacinação, as unidades de ensino devem agendar a visita dos profissionais e comunicar, previamente, aos pais ou responsáveis. O cronograma prevê duas semanas de mobilização: a do primeiro semestre está programada para ocorrer de 26 de fevereiro a 1º e março, e a do segundo semestre, de 8 a 12 de julho.
Alunos das redes municipal e privada também serão contemplados. Para que isso aconteça, é necessário que as escolas solicitem a presença das equipes.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!