AO VIVO Últimas Notícias
30/12/2022 11h30 | Atualizado em 30/12/2022 11h53

Não perca o benefício: governo estende prazo para acompanhamento de saúde do Auxilio Brasil

Os beneficiários devem levar o cartão de acompanhamento, Número de Identificação Social (NIS), caderneta de vacinação das crianças e o cartão das gestantes.

Não perca o benefício: governo estende prazo para acompanhamento de saúde do Auxilio Brasil Foto: divulgação
Mateus Xavier

O prazo para o acompanhamento obrigatório de saúde dos beneficiários do Auxílio Brasil foi prorrogado em Salvador. Anteriormente, a data final era esta sexta-feira (30/12), mas o prazo foi alterado pelo Ministério da Saúde para o próximo dia 13 de janeiro.

Para garantir o atendimento, e a manutenção do benefício, o público precisa comparecer a um dos 161 postos de saúde da capital baiana, de segunda a sexta-feira, sempre das 08 às 16 horas, para atualizar o serviço. Crianças de zero a sete anos, mulheres em idade fértil de 14 a 44 anos e as gestantes devem comparecer às unidades.

Os beneficiários devem levar o cartão de acompanhamento, Número de Identificação Social (NIS), caderneta de vacinação das crianças e o cartão das gestantes. Em Salvador, a adesão ainda é baixa. Dos 281 mil beneficiários a serem acompanhados na capital baiana, apenas 89 mil pessoas já realizaram o acompanhamento obrigatório, uma cobertura inferior a 32% do público elegível

RISCO DE PERDER O BENEFÍCIO 

Os responsáveis devem levar as crianças menores de 7 anos para tomar as vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde, além de passarem por avaliação de peso e altura, para acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento dos pequenos. Essa atividade na unidade de saúde precisa ser realizada a cada seis meses, ou seja, no mínimo duas vezes ao ano. As gestantes devem fazer o pré-natal em uma Unidade de Saúde mais próxima de onde mora.

As condições para o recebimento do Auxílio Brasil são os compromissos assumidos pelas famílias e pelo poder público nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social. As famílias que descumprirem os compromissos assumidos com o programa Auxílio Brasil podem sofrer efeitos gradativos, que vão desde advertência, bloqueio, suspensão e até o cancelamento do benefício.

LEIA MAIS: Fácil e rápido! Confira dois drinks para curar a ressaca das comemorações de fim de ano

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!