Pesquisadores identificam nova variante do novo coronavírus no interior de São Paulo
De acordo com os pesquisadores, ainda é cedo para dizer se a nova cepa é mais transmissível ou letal.
Uma nova variante do coronavírus foi identificada na cidade de Porto Ferreira, no interior de São Paulo. A cepa foi denominada como P.4. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Porto Ferreira ao UOL.
A nova linhagem é uma variação da B.1.1.28, que deu origem a outras, como a P.1, descoberta em Manaus, a P.2, no Rio de Janeiro, e a P.3, em circulação nas Filipinas, na Ásia. A variante P.4 foi identificada a partir de um estudo da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp).
LEIA MAIS: Aratu On explica o que são as novas variantes do coronavírus e como elas agem no seu corpo; assista
"Dentro da variante P.1. existe a linhagem B1.1.28 e, dentro dela, está apresentando uma mutação, a L452R, que também está presente na variante indiana", explicou a Prefeitura de Porto Ferreira em comunicado.
“Isto, porém, não significa confirmar que a variante indiana está circulando no município. Apenas que uma parte do sequenciamento da mutação é igual”, completou.
De acordo com os pesquisadores, ainda é cedo para dizer se a nova cepa é mais transmissível ou letal. Com a confirmação da nova variante, os pesquisadores iniciarão estudos para definir as características da P.4.
LEIA MAIS: Testado em animais, soro contra a Covid-19 é oferecido a humanos, que precisam ser voluntários
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.