A primeira remessa de vacinas contra Covid-19 produzida pela Pfizer/BioNTech chegará à Bahia nesta segunda-feira (3/5). O voo trazendo a carga com 26.910 dose do imunizante desembarcará no Aeroporto de Salvador às 9h45, juntamente com as 405 mil doses do imunizante produzido pela Fiocruz.
Com isso, o estado recebe ao todo 430 mil doses de vacina contra a Covid-19 nesta segunda. Segundo o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, 30 ultracongeladores de -80º C, adquiridos em 2020 por ordem do governador Rui Costa (PT), foram distribuídos em nove cidades do interior do estado e já estão prontos para armazenar e distribuir as vacinas da Pfizer.
Vilas-Boas acompanhará o Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer), para recepção e conferência do primeiro carregamento de vacinas da Pfizer ao município de Salvador.
Os imunizantes contra a Covid-19 produzidos pela Pfizer serão transportadas em uma caixa especial, lacrada, que somente será aberta no local de armazenamento definitivo na capital baiana. A previsão é que vacinas chegarão na Bahia com temperaturas entre -25°C a -15°C, com a validade de 14 dias. Entretanto, se submetidas a temperaturas de 2°C a 8°C, o prazo de utilização cai para cinco dias.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.
Fonte: Da redação