Saúde

Projeto Tele Coronavírus é encerrado com mais de 110 mil atendimentos realizados na Bahia

Projeto Tele Coronavírus é encerrado com mais de 110 mil atendimentos realizados na Bahia

Por Da Redação

Projeto Tele Coronavírus é encerrado com mais de 110 mil atendimentos realizados na BahiaIlustrativa/Pixabay

O projeto Tele Coronavírus, serviço de auxílio que reuniu estudantes de medicina voluntários para atender pessoas remotamente que tivessem sintomas ou dúvidas a respeito da Covid-19, foi encerrado com mais de 110.679 atendimentos. Em 125 dias de operação, a iniciativa, que funcionava através do Disque 155, foi uma das medidas articuladas pelo Governo do Estado para diminuir o número de pessoas nas ruas e minimizar a quantidade de casos positivos da doença.


De acordo com o governo estadual, além de prestar atendimento e tirar dúvidas por parte de profissionais capacitados, que estão nos últimos períodos acadêmicos do curso de medicina, o Tele Coronavírus também serviu para gerar dados e auxiliar no mapeamento de possíveis novos casos ao redor da Bahia. Cerca de 63% dos atendidos não tiveram necessidade de se deslocar para unidade de saúde, o que reduziu a circulação de pessoas doentes.


Apesar do encerramento do projeto, os serviços de atendimento à população continuam. Conforme a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Adélia Pinheiro, a disponibilidade do atendimento permanece através do aplicativo Monitora Covid-19, em articulação com equipes de profissionais da saúde, que atuam para identificar precocemente casos suspeitos da doença. 


O Tele Coronavírus foi idealizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o projeto  recebeu apoio do Governo do Estado, através das Secretarias de Saúde (Sesab), de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), do Planejamento (Seplan), de Segurança Pública (SSP), da Administração (Saeb) e da Infraestrutura (Seinfra). Também aderiram à ação as quatro universidades estaduais (Uneb, Uesc, Uefs e Uesb), a Escola Bahiana de Medicina, a FTC Salvador, a Unifacs, a Unime, a UFRB, a UFSB, a Associação Bahiana de Medicina (ABM) e a Fesftech, que foi responsável pelo desenvolvimento de uma plataforma que é alimentada pelos voluntários.


 


LEIA MAIS: Posto de coleta da Hemoba é aberto em shopping de Salvador para abastecer estoque de sangue durante pandemia

 


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.