Saúde

"Vacilo Covid": o perfil que "dedura" moradores de Salvador que furam a quarentena e não perdoa ninguém

"Vacilo Covid": o perfil que "dedura" moradores de Salvador que furam a quarentena e não perdoa ninguém

Por Beatriz Bulhões

"Vacilo Covid": o perfil que "dedura" moradores de Salvador que furam a quarentena e não perdoa ninguémredes sociais

Exposição daqueles soteropolitanos que "furam" a quarentena, seja quem for. Esse é o principal objetivo de um perfil criado no Instagram que leva o nome de "Vacilo Covid" (@vacilocovid_ssa), uma relação com o coronavírus. A doença já matou quase 100 pessoas na capital baiana


O dono do perfil prefere ficar em anonimato, mas aceitou falar com a redação do Aratu On. "Vi que em Salvador não tinha nenhuma [página] fazendo isso e resolvi criar a página no intuito de conscientizar as pessoas, sem fins lucrativos, somente pra fins educativos". 


Mesmo assim, ele demonstra preocupação com as consequências da novidade. "Essas informações [sobre sua identidade] não posso falar. Infelizmente, no mundo em que vivemos hoje, pessoas que buscam o bem, sofrem consequências eternas", declara.


LEIA MAIS: "Desce, desce": sem máscara, passageira é expulsa de ônibus ao sair da Estação Pirajá e vídeo flagra tudo


A ideia de criar uma "exposed party" (festa exposta, em inglês) veio após outras cidades fazerem o mesmo. O perfil reúne as fotos e vídeos de pessoas, normalmente influenciadores digitais, que resolveram fazer festas mesmo durante a pandemia do novo coronavírus. A imagem é enviada pela ferramenta direct à página, que averigua se o vídeo é recente e faz a publicação, sempre com legendas em palavras de ordem.






FAMOSOS


"Alguns influenciadores digitais vieram até mim perguntar a intenção da página quando foram expostos e foram conscientizados quando eu expliquei", diz o dono do Vacilo Covid. Os comentários quase sempre são reclamações contra as pessoas expostas, além de seguidores que vão diretamente na página dos famosos reclamar da "infração".


"Algumas pessoas sofreram consequências com a exposição aqui na página, outras sofreram advertências, eu acho que o trabalho está sendo feito. Mas existem exceções", lamenta.  Há comentários ainda de pessoas que estão felizes por aparecer na página, visto que isso aumenta a visibilidade. Outros têm suas "sociais" postadas algumas vezes, mas parecem não se importar. "Algumas foram expostas mais de uma vez e mesmo assim, continua".





 


 

 



 



 



 

 

 



 

 



 

 

 



Galera do Cabula 6, vamos ficar em casa? #covid19 #coronavirus #isolamentofisico


Uma publicação compartilhada por Exposed Party (@vacilocovid_ssa) em





REGRAS


A Bahia já contabiliza 4.247 casos da Covid-19, com 151 mortes em todo o Estado. No Brasil, já passam de 8 mil vítimas fatais da doença, mas especialistas dizem que ainda não chegamos ao pior momento da pandemia e esse número tende a crescer.


O Governo Estadual e a Prefeitura de Salvador já sancionaram diversos decretos tentando impedir a propagação do vírus: fechamento de comércios, obrigação do uso de máscara, fechamento de praias, auxílio financeiro e proibição de aglomerações com mais de 10 pessoas são apenas algumas delas.  Mas apenas isso não vai adiantar se a população não fizer o fundamental: ficar em casa.


LEIA MAIS: Urgente! Bairros, ruas e avenidas podem ser fechados em Salvador, anuncia ACM Neto


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


*Sob supervisão do editor, Jean Mendes 


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.