Grávidas são mais vulneráveis e bebês podem contrair o coronavírus? Especialistas respondem
Grávidas são mais vulneráveis e bebês podem contrair o coronavírus? Especialistas respondem
Estatísticas feitas por cientistas mostram que o novo coronavírus atinge mais os idosos, diabéticos, hipertensos, quem têm insuficiência renal crônica, doença respiratória crônica e doença cardiovascular. Em mulheres grávidas, que possuem alterações na imunidade durante o período de gestação, o cuidado torna-se o mesmo com a da população em geral.
A professora do curso de Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde da Universidade de Franca (Unifran), Marisa Afonso Andrade Brunherotti, explica. "Segundo o estudo recente da Universidade de Hong Kong não há evidências científicas que mulheres grávidas são mais suscetíveis ao vírus, desta forma a prevenção é a mesma que a população em geral, como o isolamento social e a higienização”, informa.
LEIA MAIS: Diante da pandemia do coronavírus, saiba quais as recomendações e cuidados para pessoas com asma
Outra dúvida gerada é se há transmissão para o feto, caso a mãe esteja contaminada. "Até o presente momento, é incerto se há risco de transmissão intrauterina da mãe para o feto, mas tudo indica que a infecção materna no último trimestre de gestação não apresenta nenhum risco fetal”, afirma outra professora do curso de Medicina da Unifran, Elisabete Lilian Dair.
Uma das especialistas diz ainda que, para as mães lactantes, os cuidados seguem os mesmos e em casos suspeitos, orienta-se o uso de máscara cirúrgica durante todo o cuidado com o recém-nascido e a amamentação. “A higienização deve ser redobrada, além de restringir visitas. Vale ressaltar, que neste período há também outros vírus, como a influenza, circulando no nosso meio”, aponta.
Lilian Dair acrescenta. “É importante que todas as gestantes e lactantes somente utilizem medicamentos que foram orientados pelo profissional da saúde de sua confiança. Além disso, que todas as gestantes recebam a vacina da gripe na campanha de vacinação contra a gripe Influenza”, completa.
LEIA MAIS: Especialistas encontram aliado contra o coronavírus; veja como foram os testes
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.