Salvador ganha murais em homenagem a Santa Bárbara e Iansã; veja fotos
Intervenção celebra a homenagem a Santa Bárbara e integra projeto que prevê novos murais inspirados nas festas populares de Salvador
Por Ananda Costa.
Salvador ganhou novos murais em homenagem a Santa Bárbara e a Iansã, herança de fé e sincretismo na Bahia, no Mercado de Santa Bárbara, na Baixa dos Sapateiros. As obras fazem parte do projeto Viva Salvador: arte, fé e tradição, que marca o início de uma série de intervenções urbanas dedicadas às festas populares religiosas da capital baiana.

Os grafites foram produzidos em dois dias de trabalho por artistas reconhecidos na cena urbana local. Um dos murais é assinado por Bigod e Prisk, do Coletivo MUSAS – Museu de Street Art de Salvador. O outro foi criado pelo grafiteiro Tárcio V, nome de destaque no estado.
Idealizado pela Viva Agência de Ideias, sob direção de Paula Hazin, o projeto busca valorizar memória, fé e identidade cultural por meio da arte urbana. “A ideia é homenagear a cidade com esta linguagem tão linda que é o grafite, começando pela festa de Santa Bárbara. Queremos envolver arte, fé e festa, repensando os espaços públicos e trazendo beleza”, afirmou Hazin.

Arte urbana e valorização cultural em homenagem a Santa Bárbara
O Viva Salvador prevê a criação de pelo menos sete murais inspirados em grandes celebrações religiosas da cidade, como São Lázaro, Nossa Senhora da Conceição da Praia, Bom Jesus dos Navegantes, Lavagem do Bonfim, Iemanjá e Carnaval. Os locais serão escolhidos em diálogo com comunidades e órgãos públicos, priorizando áreas de grande circulação ou que enfrentam degradação urbana.
A iniciativa também inclui oficinas gratuitas de grafite para jovens de bairros populares, com aulas teóricas e práticas sobre técnicas de pintura, história da arte urbana e identidade cultural. Os participantes poderão integrar a criação de novos murais.
Além disso, o projeto vai promover mesas-redondas e seminários com artistas, pesquisadores, lideranças comunitárias e representantes religiosos para discutir símbolos e tradições das festas populares de Salvador. Um mini documentário sobre o processo criativo também está previsto.
LEIA MAIS: Salvador intensifica ações contra Aedes aegypti antes das festas populares
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).