Wagner Moura chama deputados de 'covardes': 'Sem bandidagem, sem anistia'

Wagner Moura ainda disse que “a extrema-direita não se cria na Bahia”: "aqui, não, pai"

Por, Matheus Caldas e Juana Castro.

Um dos símbolos do protesto que acontece neste domingo (21) em Salvador contra a PEC da Blindagem, o ator Wagner Moura classificou como “covardes” os deputados federais que votaram a favor do texto na Câmara.

O artista ainda falou que “a extrema-direita não se cria na Bahia”. “Aqui, não, pai”, afirmou o ator, de cima do trio, no ato que acontece no Cristo da Barra. 

O ator foi, ao lado de Daniela Mercury, um dos artistas-símbolo do ato convocado para acontecer em Salvador. Ao redor do Brasil, outras figuras públicas também capitanearam o protesto, a exemplo de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque. 

“Acordei só com vontade de vir aqui. Nossa democracia é frágil, é jovem… […] sem bandidagem, sem anistia. Viva a Bahia! Aqui, não!”, gritou Wagner Moura (assista abaixo).

Além de Daniela e Wagner, outros artistas foram ao ato, como Baco Exu do Blues, André Macêdo, da banda Armandinho Dodô e Osmar, a atriz Nanda Costa, a percussionista Lan Lanh, o humorista Matheus Buente e a banda Cortejo Afro.

Wagner Moura no ato contra PEC da Blindagem

Milhares de manifestantes se reúnem neste domingo (21) no Cristo da Barra, em Salvador, num protesto contra a PEC da Blindagem, aprovada na última terça-feira (16) pela Câmara dos Deputados.

O ato tem adesão de políticos e partidos de esquerda, artistas, entidades e de pessoas da sociedade civil descontentes com a PEC da Blindagem.

Wagner Moura canta música "Várias Queixas". Vídeo: Juana Castro/Aratu On

Apesar do cunho central de protesto contra a proposta aprovada pelos deputados federais, a manifestação também reúne pessoas contrárias à aprovação da anistia aos condenados pelos atos do 8 de janeiro. A urgência para apreciação do projeto também foi aprovada pela Câmara nesta semana, com votos de 14 baianos.

No protesto, há, ainda, faixas e cartazes contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 23 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal. 

PEC da Blindagem

A PEC da Blindagem, cujo texto-base foi aprovado nesta terça-feira (16) pela Câmara dos Deputados, obteve aprovação de mais da metade dos deputados federais baianos, a maioria deles de oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No âmbito geral, a matéria obteve votos favoráveis de 344 deputados contra 133.

Dos 39 deputados federais pela Bahia, 22 votaram a favor, 14 votaram contra, dois não votaram e houve uma abstenção, do deputado Alex Santana (Republicanos).

O projeto é uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que vista aumentar a blindagem judicial para deputados e senadores em processos criminais, e é reação ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelos processos que culminaram com a condenação de Bolsonaro (PL).

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.