VÍDEO: O que se sabe sobre vereadores dançando em cima da mesa após sessão
Vereadores de São Caetano do Sul causam polêmica dançando em cima de mesas da Câmara
Por Da redação.
Dois vereadores de São Caetano do Sul (Grande São Paulo) se envolveram em uma polêmica após serem filmados dançando em cima das mesas do plenário da Câmara Municipal na última quinta-feira (2). O incidente ocorreu logo após uma sessão solene em homenagem ao Dia Nacional da Pessoa Idosa.
O vídeo em questão flagra os parlamentares Caio Salgado (PL) e Professor Ródnei (PSD) sobre a mobília, embalados pela música “Suspicious Minds”, tocada por um cover de Elvis Presley.
Caio Salgado (PL) presidia a sessão, que também teve a presença do vereador Gilberto Costa (PP). Costa é o autor de um projeto de lei aprovado em fevereiro que institui o "Dia do Elvis Presley" no calendário oficial da cidade. Segundo Salgado, o show do cover de Elvis visava descontrair o ambiente para o público presente após o evento.
Repercussão dos vereadores dançando em cima da mesa
O episódio ganhou repercussão na cidade e a Mesa Diretora da Câmara anunciou que irá apurar o caso por possível quebra de decoro parlamentar.
O presidente da Casa, vereador Carlos Humberto Seraphim (PL), informou que os parlamentares serão notificados e que a Mesa está averiguando os fatos para tomar as medidas cabíveis. "Nós estamos averiguando os fatos para que depois a gente tome algumas medidas para que não ocorra mais o fato," declarou Seraphim. Ele também mencionou conversas para montar uma comissão de ética provisória, já que a Câmara não possui uma permanente.
Defesa do vereador
O vereador Caio Salgado (PL) se defendeu, argumentando que o momento era de descontração e que a sessão solene já havia se encerrado. Ele negou a quebra de decoro parlamentar, classificando o ato como uma "brincadeira" que não ofendeu ninguém presente.
Vale ressaltar que os vereadores de São Caetano do Sul tiveram um aumento salarial significativo aprovado em fevereiro de 2023. O valor mensal, que era de R$ 10.021,17 até o ano passado, subiu para R$ 14.500,00 em janeiro deste ano — um aumento de 45%. Este valor inclui o 13º salário e férias remuneradas.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).