Vereadora propõe tirar clássico de Jorge Amado do currículo escolar

Vereadora justificou que Capitães da Areia 'promove a marginalização infantil'

Por Ananda Costa.

A vereadora Jéssica Lemoine (PL), apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro, solicitou formalmente, na Câmara Municipal de Itapoá, em Santa Catarina, a retirada do livro Capitães da Areia, clássico de Jorge Amado, da grade didática das escolas públicas do município.

Vereadora de Santa Catarina propõe retirada de livro de Jorge Amado das escolas públicas. Foto: Redes sociais

Para justificar o pedido, a vereadora afirmou que o romance, escrito em 1937 por Jorge Amado, “promove a marginalização infantil, romantiza o estupro e a relação sexual entre adultos e crianças”.

+ Filha de Jorge Amado celebra reabertura da Fundação: 'É o que papai queria que fosse'

Jéssica Lemoine explicou que o livro foi uma forma “do Governo Federal e da esquerda de introduzir a literatura brasileira, que é entendida por eles como material a ser trabalhado em sala de aula”.

Para ela, a obra deveria ser indicada apenas para maiores de 18 anos, e não para estudantes do 7º e 8º anos do ensino fundamental, que têm cerca de 12/13 anos.

Retirada do livro de Jorge Amado

Após a repercussão, a vereadora publicou o vídeo nas redes sociais, afirmando que a solicitação não era censura, mas uma forma de proteger as crianças dentro das salas de aula.

“Isso não é censura, é respeito com nossas crianças e adolescentes. Esse livro pode estar na biblioteca para uso de quem tenha idade adequada. Sigo trabalhando para a resolução deste atentado às nossas crianças. Espero contar com a colaboração do Executivo para que se retire das escolas da rede municipal o quanto antes!”, escreveu.

Nos comentários, internautas criticaram a postura da vereadora e escreveram: “Educação não é sobre esconder o mundo, é sobre preparar o jovem para compreendê-lo e transformá-lo. A leitura crítica de livros como Capitães da Areia não estimula a violência nem o crime. Ao contrário: promove empatia, reflexão e consciência social, valores fundamentais para uma juventude livre e cidadã", escreveu. 

 

 

+ 'Casa de Jorge Amado é símbolo da revitalização do Pelourinho', diz Clarindo Silva

LEIA MAIS: Mário Negromonte se aposenta do TCM-BA após 11 anos na Corte

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.