URGENTE: Presidente Lula decreta intervenção federal no DF após ataques terroristas; "serão punidos"
No discurso, ele chamou os extremistas de vândalos e fascistas, e culpou "quem cuida da segurança" no DF pelos atos. "Houve incompetência, má vontade ou má fé", disse.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acaba de decretar intervenção federal no Distrito Federal (DF). O anúncio foi feito por volta das 17h50 deste domingo (8/1) e o decreto é válido até o dia 31 de janeiro.
No discurso, ele chamou os extremistas de "vândalos" e "fascistas", e culpou "quem cuida da segurança" no DF pelos atos. "Houve incompetência, má vontade ou má fé", disse.
Lula, que estava em Araraquara (SP) para ver questões relacionadas aos estragos provocados pela chuva, não poupou críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem chamou de genocida, destacando que cena assim nunca ocorreu, "nem no auge da luta armada, na década de 1970". "Todo mundo sabe a fama dele de ser conivente com as manifestações", concluiu sobre Bolsonaro.
O presidente afirmou, ainda, que os bolsonaristas radicais se fingem de nacionalistas e brasileiros, mas que isso não irá mais se repetir. Além disso, reforçou que todas essas pessoas que participaram dos atos antidemocráticos deste domingo serão encontradas e punidas, inclusive os financiadores.
O interventor federal no DF será Ricardo Garcia Capelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça, como anunciou o presidente Lula, ao ler decreto (veja abaixo).
LEIA MAIS: Fotojornalista é agredida e tem pertences roubados em meio a ataques bolsonaristas em Brasília
LEIA MAIS: URGENTE: Bolsonaristas radicais quebram vidraças e invadem Congresso; "Terroristas", diz Janones
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!