Política

Senado Federal Aprova Restrição ao Uso de Celulares em Salas de Aula

O Senado ainda deliberou duas emendas, que foram rejeitadas pelo parlamento

Por Edimário Duplat

Senado Federal Aprova Restrição ao Uso de Celulares em Salas de AulaSenado votou PL e aprovou, em votação simbólica. Foto: Isac Nobrega/PR

O plenário do Senado Federal aprovou, em votação simbólica, o Projeto de Lei 104/2015, que limita o uso de aparelhos eletrônicos portáteis, especialmente telefones celulares, nas salas de aula de instituições de ensino infantil e médio em todo o Brasil. A medida, apoiada pelo governo federal e especialistas, já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados na semana passada.


O projeto seguiu rapidamente para votação no Senado e, com a aprovação, agora aguarda sanção presidencial, podendo entrar em vigor já no ano letivo de 2025. A iniciativa visa resgatar a atenção dos alunos durante as aulas, permitindo o uso de celulares apenas em casos de necessidade, como questões de saúde.


Vários países, incluindo França, Espanha, Grécia, Dinamarca, Itália e Holanda, já implementaram legislações similares que restringem o uso de celulares em escolas.


O relator do PL no Senado, Alessandro Vieira (MDB-SE), destacou que a medida não prevê punições, mas orienta uma política pública educacional. Ele enfatizou a importância de manter os celulares desligados ou mutados durante o período letivo, promovendo uma concentração total nas atividades escolares.


Apesar do consenso entre os senadores, duas emendas foram propostas. A primeira, do senador Rogério Marinho (PL-RN), sugeria a obrigatoriedade da restrição apenas para o ensino infantil e fundamental, mas foi rejeitada. A segunda emenda, de Eduardo Girão (Novo-CE), que previa a instalação de câmeras em salas de aula, foi retirada para ser reapresentada como um projeto de lei separado.


Com a aprovação do Projeto de Lei 104/2015, o Brasil se junta a outros países na busca por um ambiente escolar mais focado e produtivo, sem as distrações dos dispositivos móveis.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.