Reunião após Bonfim deve selar Randerson Leal como novo líder da oposição

Na sexta ou na segunda-feira, vereadores devem se encontrar: Reunião após Bonfim deve selar Randerson Leal como novo líder da oposição

Por João Tramm.

A liderança da oposição no legislativo municipal deve passar por mudança em 2026. Reunião após Bonfim deve selar Randerson Leal como novo líder da oposição na Câmara de Salvador. Vereador do Podemos, Randerson ocupa, atualmente, a vice liderança da Casa.

 Ao Aratu On, o edil informou que a definição deve ocorrer após uma reunião prevista para depois da Lavagem do Bonfim. Com isso, o encontro deve acontecer na sexta-feira (16) ou, no mais tardar, na próxima segunda-feira (19). Já existe consenso prévio entre os partidos de oposição para que o parlamentar assuma o posto no próximo ano.

Reunião após Bonfim deve selar Randerson Leal como novo líder da oposição; Valdemiro Lopes/CMS

Reunião da oposição deve selar Randerson Leal como novo líder na Câmara

Ao Aratu On, Randerson explicou que a escolha segue um acordo firmado no início da legislatura, que prevê um sistema de rodízio entre os partidos que integram o bloco oposicionista. Segundo ele, ficou definido que cada sigla indicaria o líder em um dos anos do mandato, cabendo ao Podemos a indicação em 2026.

“Foi decidido que, nos quatro anos de mandato, cada partido iria escolher o seu líder e seria a liderança da oposição. E esse ano de 2026 ficou acertado de ser o Podemos e o nome do Podemos é o Randerson Leal. Devemos ter uma reunião após a Lavagem do Bonfim para sacramentar o nosso nome”, afirmou o vereador.

Caso a indicação seja confirmada, Randerson assumirá o posto atualmente ocupado por Aladilce Souza (PCdoB), a quem ele fez questão de elogiar. O parlamentar disse que pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela atual líder e reforçar a atuação da oposição com foco em projetos voltados para a população.

Além de 2026, os vereadores de oposição já tinham definido, desde o início da legislatura, o revezamento da liderança para os anos seguintes. Em 2027, a função deve continuar para a vereadora Marta Rodrigues (PT), e em 2028 será a vez do vereador Silvio Humberto (PSB). O grupo adota tradicionalmente o sistema de alternância anual, levando em conta também critérios de gênero e raça na escolha dos nomes.

Randerson Leal

Filho do deputado estadual Roberto Carlos (PV), Randerson Leal é natural de Juazeiro e tem atuação ligada ao esporte e à gestão pública. Ele é diretor e fundador da Juazeirense, clube que disputa a elite do Campeonato Baiano, e já foi diretor-geral do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro).

Em 2024, Reeleito estava como suplente, mas assumiu a cadeira na Casa com a saída de Henrique Carballal (Podemos) para o comando da CBPM (Companhia Baiana de Pesquisa Mineral). Neste mesmo ano foi reeleito vereador com 7.534 votos e, com isso, integra atualmente a bancada de oposição na Câmara Municipal de Salvador.

Já 2025, foi um ano de intensa produção legislativa e citou iniciativas aprovadas, como medidas voltadas à proteção de trabalhadores que utilizam motocicletas para trabalhar, como a motofaixa. Entre as propostas que pretende pautar em 2026, Randerson mencionou a isenção de taxas de estacionamento em clínicas, hospitais e centros comerciais, além de projetos ligados à segurança, educação, esporte e lazer.

“Esperamos fazer um trabalho muito importante para o povo, com muitas conquistas e realizações. O povo espera isso dos vereadores: aprovar projetos que melhorem a cidade e a qualidade de vida da população”, disse.

Oposição na Câmara de Salvador  | Foto: Reginaldo Ipê

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.