‘Queixou’: Trump chama primeira-ministra italiana de ‘linda’ em evento
Durante a assinatura do cessar-fogo na Faixa de Gaza, Trump chamou a primeira-ministra italiana, Georgia Meloni, de "Linda".
Por Lucas Pereira.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump chamou a primeira-ministra italiana, Georgia Meloni, de “linda”, durante a assinatura do acordo de cessar-fogo em Gaza, nesta segunda-feira, no Egito.
Durante o discurso, o líder norte-americano brincou que iria “arriscar” o elogio pois "na América, se você disser a uma mulher que ela é bonita, sua carreira política acabou". Em seguida, se virou em direção a Meloni e disse: “Você não vai se ofender se eu disser que você é linda, vai? Porque você é.".
A primeira-ministra apenas sorriu e agradeceu ao americano. Trump ainda afirmou que a italiana é "bem-sucedida" e muito respeitada no mundo político.
Georgia Meloni, de 48 anos, e premier da Itália desde 2022 e é a primeira a ocupar o cargo mais importante do país. Jornalista, ela é presidente do partido Irmãos da Itália (Fratelli d'Italia), alinhado à extrema-direita nacionalista.
Cessar-fogo em Gaza
Líderes mundiais de mais de 20 países estiveram na cidade de Sharm el-Sheikh para a assinatura do termo de cessar-fogo em Gaza. Além de Trump e Meloni, participaram o emir do Catar, Tamim bin Hamad Al Thani; o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan; o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas; o presidente do Egito, Abdul Fatah Al Sisi; o premiê do Reino Unido, Keir Starmer; e o presidente da França, Emmanuel Macron.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, um dos envolvidos no conflito, foi convidado, mas rejeitou ao convite. No encontro no Egito, os líderes discutiram os próximos passos do acordo de paz em Gaza, cuja primeira fase já havia sido assinada por negociadores israelenses e do Hamas na semana passada.
Há alguns dias, os chefes do Hamas anunciaram o fim da guerra com Israel, afirmando ter recebido garantias dos Estados Unidos e de mediadores de países árabes sobre o cessar-fogo permanente.
No último dia 6, Donald Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tiveram um encontro virtual e reabriram as conversas após as taxações impostas pelos Estados Unidos ao Brasil, conhecido como "Tarifaço".
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).