Professores municipais cobram reajuste salarial durante 2 de Julho

Professores municipais protestaram durante os festejos do 2 de Julho, exigindo que o prefeito Bruno Reis pague o reajuste salarial da categoria

Por, Matheus Caldas e Ananda Costa.

Em greve desde o último dia 6 de maio, os professores municipais se reuniram, na manhã desta quarta-feira (2), em frente à Igreja do Rosário dos Pretos. O protesto ocorreu no contexto da campanha salarial, que reivindica o pagamento integral do piso nacional do magistério.

Segundo informações da equipe de reportagem do Aratu On, que acompanhou os festejos pela Independência da Bahia, os manifestantes seguiram a carreata da prefeitura até a porta da Igreja do Rosário dos Pretos, fazendo com que o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, entrassem na basílica para evitar as vaias do grupo.

Professores municipais protestam no 2 de Julho. Foto: Aratu On

Em maio, durante uma sessão marcada por invasão e agressões a vereadores, o reajuste salarial dos professores da rede municipal foi aprovado pela Câmara Municipal de Salvador.

O Legislativo manteve a votação e aprovou a proposta enviada pela prefeitura, que estabelece percentuais de aumento diferenciados conforme o nível e a referência dos servidores do magistério.

No entanto, a APLB-Sindicato cobra o pagamento integral do piso nacional da categoria, atualmente fixado em R$ 4.867,77, conforme orientação do Ministério da Educação (MEC).

O coordenador-geral da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), Kleber Rosa, que acompanhou a sessão no Centro de Cultura da Câmara de Vereadores, afirmou: "A proposta da prefeitura não atende às necessidades apresentadas pelos servidores públicos baianos e sequer respeita o piso salarial dos professores, algo que justifica a pressão feita por eles através da greve e dos protestos em espaços públicos".

Foto: Aratu On

LEIA MAIS: 'Enem dos Concursos': inscrições para o CNU 2025 começam nesta quarta

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.