'Popcorn' e 'ice cream'? Saiba o que Bolsonaro falou em inglês em protesto

Durante manifestação na Avenida Paulista neste domingo (6), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) falou uma frase em inglês ao criticar decisões do STF

Por Bruna Castelo Branco.

Durante manifestação na Avenida Paulista neste domingo (6), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chamou a atenção nas redes sociais ao falar inglês para criticar decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) relacionadas aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Em meio a ataques à Corte, Bolsonaro comentou a condenação de dois vendedores ambulantes e afirmou que pretendia enviar uma mensagem internacional.

+ Bolsonaro defende cabeleireira presa por ataque golpista no STF

'Ninguém foi lá passar batonzinho na estátua', diz Moraes sobre 8 de janeiro

"Eu não falo inglês. É uma falha na minha formação. Mas quero dar um recado ao mundo", disse. Em seguida, declarou: “Popcorn and ice cream sellers sentenced for coup attempt in Brazil” ("Vendedores de pipoca e sorvete condenados por tentativa de golpe de Estado no Brasil").

Na sequência, concluiu em português: "É uma vergonha condenar esses dois por um crime que não existiu". Veja o vídeo:

A fala em inglês, marcada por pronúncia difícil de entender, viralizou nas redes sociais. | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A fala em inglês, marcada por pronúncia difícil de entender, viralizou nas redes sociais e virou meme. O ex-presidente também voltou a acusar o STF de conluio com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para garantir sua eleição em 2022. Disse ainda que não deixará o Brasil, mas que poderia ter sido preso caso estivesse no país em 8 de janeiro: "Se eu tivesse ficado aqui no 8 de janeiro, estaria apodrecendo na cadeia". Em outro trecho, sugeriu que havia intenção de assassiná-lo.

O ato reuniu apoiadores e teve como principal pauta a defesa da anistia aos envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes. Bolsonaro manteve o tom de confronto com o Judiciário, reforçando críticas já feitas anteriormente.

Bolsonaro concordou com plano para matar Lula, aponta denúncia da PGR

O ato reuniu apoiadores e teve como principal pauta a defesa da anistia aos envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes. | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Condenação pelo STF

Na sexta-feira (4), o STF condenou o vendedor de picolé Otoniel da Cruz e o pipoqueiro Carlos Eifler por incitação ao crime e associação criminosa, com penas que podem chegar a três anos e seis meses em regime aberto. Ambos foram presos no dia 9 de janeiro de 2023 e liberados dias depois com uso de tornozeleira eletrônica. Eles negam participação nos ataques às instituições.

Votaram pela absolvição apenas os ministros Kassio Nunes Marques e André Mendonça.

'Ninguém foi lá passar batonzinho na estátua', disse Moraes sobre 8 de janeiro. | Foto: Joedson Alves/Agência Brasil

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.