Pix vai substituir o vale-refeição? Governo avalia proposta
Troca do vale-refeição por Pix afeta empresas como a Ticket
Por Da Redação.
O vale-refeição já é bem conhecido pelos trabalhadores brasileiros. No momento de entrada em uma empresa, muitos recebem o cartão para ter assistência com gastos que envolvem alimentação. No entanto, o cenário pode mudar com uma proposta que é avaliada pelo governo Lula (PT). A ideia é substituir os cartões por um repasse via Pix.
O Pix serie enviado para uma conta bancária criada especificamente para gastos em alimentação. O governo afirma que a possibilidade pode gerar economia com custos operacionais dos cartões de vale-alimentação e vale-refeição.
A troca beneficiaria o comércio e os trabalhadores, segundo a gestão federal. Com o novo cenário, os custos gerados pelas empresas do setor de alimentação, que oferecem os mecanismos usados pelos trabalhadores, seriam reduzidos, já que elas cobram taxas dos estabelecimentos que aceitam os seus cartões.
Pela proposta do governo Lula, os valores recebidos atualmente nos cartões de benefícios poderão ser substituídos por um repasse das empresas contratantes via Pix. Os valores irão para uma conta bancária e só poderão ser utilizados em estabelecimentos alimentares, com refeição, ou alimentação.
As empresas dos cartões de benefícios, a exemplo da Ticket, seriam “retiradas” do processo de intermediação do PAT, que é o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Em resumo, a iniciativa diminuiria os custos para os estabelecimentos e garantiria que os trabalhadores ganhem os benefícios de forma integral, sem que uma parcela da operação seja destinada às emissoras dos cartões. Caso seja concretizada, a proposta terá que ser aprovada pelo Congresso Nacional.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).