Pedágio de Salvador a Feira de Santana pode alcançar R$ 25
Novo contrato aumenta pedágio e prevê faturamento de bilhões para nova empresa
Por Da Redação.
A Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) fez audiência pública na qual a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deu explicações sobre o processo de licitação da nova concessão das BRs 324 e 116, após o término do contrato com a concessionária Via Bahia, que encerra no dia 15.
A proposta apresentada pela ANTT aumenta a validade da concessão de 25 para 30 anos, eleva o número de praças de pedágio de 7 para 14, e sobe em cerca de quatro vezes o valor do pedágio.
O deputado Robinson Almeida (PT), que fez a proposta de audiência, questionou o fato de a ANTT dar andamento a uma nova licitação sem que sequer esteja encerrada a concessão da Via Bahia. Também criticou o fato de o Dnit e Ministério dos Transportes terem anunciado um investimento de R$ 500 milhões nas estradas durante a transição das concessionárias e este valor não ter sido computado no cálculo da próxima concessão.
“Eles estão licitando como se a estrada estivesse no estágio atual, e não será essa estrada entregue ao próximo concessionário. Ela será reformada pelo Dnit”, explicou. Robinson também disse estranhar a forma apressada com que a ANTT está encaminhando a licitação. “Não pode um trauma que a Bahia vive com a concessão atual dessas estradas, que têm causado mortes, ser resolvido dessa forma. Reparem os absurdos, deputados. Nós vamos dobrar as praças de pedágio.
Expectativa para pedágio
O custo do quilômetro pedagiado será de R$ 0,16. Se a rodovia for duplicada, passa a R$ 0,21. De Salvador para Feira de Santana, atualmente, são pagos R$ 7. Esse valor vai passar para R$ 25. A arrecadação anual da ViaBahia, em análise recente feita pelos deputados estaduais, é de R$ 480 milhões. Este valor vai a R$ 2,56 bilhões com a empresa que for receber o novo contrato.
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