Operação Overclean mira desvio de emendas parlamentares na Bahia e DF
Operação Overclean cumpre mandados e bloqueia R$ 85,7 milhões em ação contra organização criminosa
Por Ananda Costa.
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (17), a quinta fase da Operação Overclean, com foco na desarticulação de um esquema criminoso envolvendo fraudes em licitações, desvio de recursos públicos oriundos de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro.
+ Overclean: o que são emendas parlamentares e por que viraram alvo de desvio
Ao todo, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão e determinada a suspensão cautelar de um servidor público das funções que exercia. As ordens judiciais foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e cumpridas em seis cidades: Salvador, Campo Formoso, Senhor do Bonfim, Mata de São João (todas na Bahia), Petrolina (PE) e Brasília (DF).
+ No Dois de Julho, ACM Neto comenta Overclean
Investigação da Operação Overclean
Segundo as investigações, o grupo alvo da operação atuava na manipulação de procedimentos licitatórios e no desvio de verbas públicas direcionadas ao município de Campo Formoso/BA. Parte dos recursos foi repassada mediante o pagamento de propina. Há indícios de que os investigados também tentaram atrapalhar o curso da apuração dos fatos.
O STF determinou o bloqueio de R$ 85,7 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas envolvidas no esquema, com o intuito de impedir a movimentação de valores de origem ilícita e garantir a recuperação dos prejuízos causados ao erário.
Entre os crimes investigados estão: organização criminosa, obstrução de investigação, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos e lavagem de dinheiro.
As investigações seguem em andamento, e os materiais apreendidos serão analisados pela PF para aprofundar a apuração do esquema criminoso.
+ Prefeitos alvos da Overclean são soltos após pagamento de fiança
LEIA MAIS: Após Overclean atingir base de Jerônimo, governador defende investigados
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).