Presidente da Câmara de Conquista se afasta do PL e pode apoiar Jerônimo

Movimento do Presidente da Câmara, Ivan Cordeiro, expõe fragilidade de Sheila Lemos e isolamento em 2026

Por João Tramm.

O presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro (PL), sinalizou que pode apoiar o governador Jerônimo Rodrigues (PT) nas eleições de 2026, em um gesto de rompimento com o bolsonarismo local e que deixa a prefeita Sheila Lemos em posição de isolamento.

O vereador declarou que "não responde mais" pelo PL na cidade e que não seguirá nenhum nome indicado pela direção da sigla.

Presidente da Câmara de Conquista se afasta do PL e pode apoiar Jerônimo

"Não respondo mais pelo PL de Conquista. Isso é até justo, na medida em que, de fato, temos nos distanciado. Não irei apoiar nenhum candidato indicado pela cúpula do partido. Aqueles que vou apoiar não representam necessariamente a direita e muito menos o bolsonarismo", disse Cordeiro em entrevista ao Bahia Notícias.

Apesar de admitir a possibilidade de caminhar com Jerônimo, o vereador ressaltou que ainda não tomou uma decisão definitiva sobre o pleito estadual: "Vou esperar mais um pouco para tomar uma posição sobre a majoritária", afirmou.

Esse movimento político amplia o isolamento de Sheila Lemos, que vê parte de sua base se afastar do PL

Influência de Vitor Azevedo

A ruptura entre Ivan e o PL tem relação com o deputado estadual Vitor Azevedo (PL), aliado de Jerônimo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), que desempenhou na época o papel de ponte entre o vereador e João Roma, presidente do partido no estado. Ivan já garantiu apoio à reeleição de Azevedo no Legislativo baiano em 2026.

Além disso, em articulação liderada por Vitor, Ivan anunciou adesão à candidatura de Carlos Muniz Filho (sem partido) para deputado federal, filho do presidente da Câmara de Salvador, Carlos Muniz (PSDB). O gesto foi oficializado em publicação nas redes sociais na última sexta-feira (29), quando Cordeiro apareceu ao lado de Muniz Filho e de outros vereadores conquistenses.

Reunião entre o presidente da Câmara de Conquista e o filho de Carlos Muniz

Muniz critica Sheila Lemos

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), saiu em defesa do deputado federal Adolfo Viana, líder estadual da Federação PSDB-Cidadania, e reforçou as críticas ao União Brasil diante do possível lançamento da pré-candidatura de Wagner Lemos, marido da prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União), a deputado estadual.

Muniz classificou a movimentação como desrespeito à parceria já existente entre os partidos, que em 2022 resultou na expressiva votação do deputado Tiago Correia, presidente do PSDB na Bahia, no município.

Sheila Lemos (União Brasil) opta por não se manifestar sobre a pré-candidatura de seu marido, Wagner Alves, a um cargo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

Sheila Lemos E Marido Wagner

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.