Deputado baiano pode adiar relatório sobre invasão na Câmara

Deputado federal baiano é o Corregedor e responsável por avaliar punições a 14 parlamentares que ocuparam a mesa diretora da Casa

Por João Tramm.

O deputado federal Diego Coronel (PSD-BA), corregedor da Câmara dos Deputados, deve ampliar o prazo para entrega do relatório sobre o caso dos parlamentares que invadiram a mesa diretora na última terça-feira (5). Regimentalmente, o parlamentar teria até esta quarta-feira (13) para fazer a entrega do parecer.

Essa medida, na prática, adia a decisão sobre a suspensão, já que a própria Mesa Diretora poderia ter apresentado representações — como ocorreu com os deputados Gilvan da Federal (PL-ES) e André Janones (Avante-MG) — e enviar os casos diretamente ao Conselho. No entanto, o trâmite escolhido pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos), passou primeiro pela Corregedoria.

Motim na Câmara: Diego Coronel pode estender prazo para entrega do parecer

+ Após oposição desocupar plenário, Senado aprova isenção do IR

O documento a ser entregue por Coronel deve indicar as penalidades que podem ser aplicadas e, posteriormente, será encaminhado ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar para análise. As representações foram enviadas à Corregedoria pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), e mencionam 14 deputados dos partidos PL, PP e Novo.

A Corregedoria fará uma avaliação preliminar para decidir se recomenda um rito sumário que permita suspender parlamentares antes do julgamento final no Conselho de Ética. Existe a possibilidade de novos nomes entrarem na investigação, já que uma das solicitações pede a apuração de todos que participaram do ato.

Motim na Câmara

O protesto, que começou na terça-feira (5), manteve o plenário ocupado por mais de 24 horas e foi motivado pela prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Embora o regimento da Casa preveja um prazo de 48 horas para análise de punições, a tendência é que o processo se estenda.

Entre os citados até agora estão Allan Garcês (PP-MA), Bia Kicis (PL-DF), Carlos Jordy (PL-RJ), Carol de Toni (PL-SC), Domingos Sávio (PL-MG), Julia Zanatta (PL-SC), Marcel Van Hattem (Novo-RS), Marco Feliciano (PL-SP), Marcos Polon (PL-MS), Nikolas Ferreira (PL-MG), Paulo Bilynskyj (PL-SP), Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), Zucco (PL-RS) e Zé Trovão (PL-SC).

+ Após ocupação do Congresso, Daniel Almeida questiona liderança de Hugo Motta

Reprodução/X

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.